Comprar carro na locadora pode ser uma alternativa para adquirir um automóvel com desconto. Porém, você precisa ter alguns cuidados para não acabar no prejuízo.
Periodicamente as locadoras de veículos renovam sua frota e colocam os usados ou semi-novos à venda. Nesse sentido, na matéria desta segunda-feira (26) do Notícias Concursos, foram separadas as principais dicas para você para analisar as melhores condições para comprar carro na locadora.
Dicas se você for comprar carro na locadora
De antemão, saiba que adquirir um carro em locadoras pode valer muito a pena, pois terá um veículo, em sua maioria, semi-novo. Assim, pagará valores abaixo da média do mercado. Porém, na hora de fazer o seu test drive, você deve saber quais os pontos que precisam ser observados.
Logo após pesquisar os preços, quando escolher o carro que planeja comprar, ao fazer o test drive, antes de tudo, confira o laudo cautelar e aquele check list básico. Por exemplo, verificar se o carro tem riscos ou amassados.
Passo a passo no teste drive
É importante seguir este passo a passo durante o test drive:
- Ao ligar o carro, observe se a partida foi rápida, isso indicará que o veículo está com uma boa bateria;
- Quando estiver dirigindo, perceba com cuidado como está a troca de marchas e a embreagem, se não tem nenhuma dificuldade;
- Teste o carro em uma subida, e analise se o pedal da embreagem não irá trepidar na saída;
- Passar por alguns obstáculos para verificar se existem ruídos, que podem ser dos amortecedores ou da suspensão;
- Em uma linha reta, confira o alinhamento do volante e se tem alguma trepidação. Com cuidado, também tire um pouco a mão do volante e verifique se está alinhado;
- Acelere, com segurança, até 50 km/h e freie o veículo. Observe se o carro freia com segurança e não tem ruídos em seus discos freio.
Inspeção não impede riscos
Entretanto, vale ressaltar que esta inspeção não lhe assegurará totalmente que o veículo poderá apresentar defeitos, sobremaneira os ocultos. Por isso, dizem os especialistas, que é importante ter atenção ao conjunto de motor e câmbio, pois estes são os maiores custos, caso apresentem problemas posteriormente.
Portanto, para comprar um carro de locadora e ter o melhor custo-benefício, todo cuidado é pouco. Então, após verificar se a quilometragem é, relativamente, baixa, siga todos as dicas descritas. Com certeza elas lhe ajudarão na prevenção de prejuízos futuros.
Afinal, vale lembrar que o veículos de locadoras foram utilizados por diversas pessoas que não eram os seus verdadeiros donos. E, infelizmente, nesses casos as pessoas, no geral, tendem a não tomar o mesmo cuidado com o veículo, se seu o fosse.