Viabilizar a retenção de talentos tem sido um desafio para você e a sua empresa? Então não deixe de acompanhar as nossas dicas práticas para você começar a mudar esse cenário!
Afinal, sabemos da importância de se criar um espaço de trabalho que seja cativante e que mantenha os colaboradores engajados e ativos.
Por isso, trouxemos algumas dicas que podem ser usadas para este fim e que consequentemente aumentem a retenção de talentos na sua empresa. Acompanhe para saber mais!
Existem diversos tipos de ações que podem ser postas em prática para viabilizar a retenção de talentos. Abaixo listamos algumas que poderão fazer parte da sua empresa a partir de hoje:
Conhecer profundamente os seus colaboradores é de suma importância na hora de viabilizar a retenção de talentos. Isso porque você será capaz de delegar funções e tarefas que sejam coerentes com o perfil daquele colaborador.
Afinal, a rotatividade pode estar associada com a falta de “conexão” entre o perfil do sujeito e o cargo que ele está ocupando. Portanto, esteja sempre atento às atribuições e habilidades de cada um.
Saber se comunicar com o time também é importante na hora de manter a retenção de talentos.
Sabe por quê? Porque é através de uma comunicação eficiente que você poderá transmitir dados, informações e conhecimentos importantes, impedindo que os ruídos façam com que os colaboradores se sintam confusos ou deslocados.
Em paralelo a isso, o feedback também tem um papel poderoso na retenção de talentos. É ele quem apontará pontos de melhoria no perfil do colaborador.
Ouvir as angústias, anseios, sonhos e ideias dos colaboradores também faz toda a diferença. Ninguém gosta de trabalhar em um lugar que sabe que não tem voz. Portanto, valorize o que cada um tem a dizer.
O ambiente de trabalho também precisa ser pensado na hora de viabilizar a retenção de talentos. Para isso, crie um espaço organizado, confortável e que seja capaz de proporcionar bem-estar, foco e tranquilidade para cada colaborador.
Já passamos daquela fase em que o trabalho deveria ser extremamente rígido e inflexível. Hoje em dia sabemos que a flexibilidade pode aumentar a produtividade, o foco e os resultados de qualquer pessoa.
Portanto, abrir a mente e permitir, por exemplo, o home office, pode fazer com que os seus talentos sejam retidos por mais tempo em sua corporação.
O reconhecimento da equipe e de cada colaborador também garante a retenção de talentos. Ninguém se sente feliz em um espaço onde é pouco valorizado. Saiba valorizar quem faz a diferença!
Para isso, programas de bonificação e feedbacks positivos podem ser bons caminhos para seguir.
Lembre-se de que para viabilizar a retenção de talentos é necessário estar atento às conquistas, medos, desejos e anseios de cada colaborador. Saiba enxergar o esforço de cada um.