Atualmente, quem deseja ter sucesso em seu empreendimento, deve utilizar as redes sociais da internet, como o Facebook, Instagram e Linkedin, por exemplo, ativamente, a fim de fortalecer a sua marca, gerar um maior engajamento de seu público alvo, e, é claro, aumentar as suas vendas.
Uma das grandes vantagens desse tipo de estratégia, é que ela oferece um grande custo benefício, visto que não é preciso gastar muito dinheiro com campanhas de marketing. Além do mais, as redes sociais promovem uma grande interação entre a empresa e seus clientes, de modo que a empresa que as utiliza, pode alcançar ótimos resultados.
Estima-se que cerca de 116 milhões de pessoas são ativas no Facebook, acessando a rede social todos os dias. ademais, o Instagram conta com 122 milhões de usuários brasileiros, e o Linkedin com 51 milhões. O mercado nacional é amplo e as possibilidades são infinitas, sendo possível conquistar muitos clientes.
Contando com estes números expressivos, o microempresário tem, à sua frente, um setor promissor e grandes oportunidades de negócios. Todavia, há uma ampliação do mercado consumidor como nunca visto antes. Desta maneira, é preciso buscar um maior conhecimento do modo como se usa estas ferramentas digitais para alavancar seu negócio. Vamos lá!
A princípio, é importante conhecer o mercado, saber quem é seu público alvo, de forma a poder oferecer um serviço diferenciado de olho em um perfil consumidor. Aliás, a persona é uma definição de seu cliente ideal. Conhecendo seu público alvo, você pode criar estratégias e investir em uma rede social específica para seu perfil.
Não adianta apenas postar conteúdo nas redes sociais, é preciso ter uma linha editorial. Deve-se definir metas e objetivos a serem alcançados, como uma maior interação entre os usuários, por exemplo. Emsíntese, é importante definir o seu conteúdo.Você pode, por exemplo, fazer posts relacionados a tecnologia, se você vende este tipo de produto.
Muitas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, por exemplo, permitem colocar informações relacionadas ao perfil das empresas. Estes dados são importantes, pois são vistos pelos clientes ao entrarem na sua rede de relacionamentos. Em suma, deve-se colocar uma frase resumida, clara, simples e objetiva, sobre o seu negócio.
As redes sociais se diferem de diversas maneiras. O twitter, por exemplo, exibe principalmente mensagens curtas de notícias. O Youtube exibe vídeos, e o Instagram permite a inserção de imagens que podem ser utilizadas para a venda de produtos. Veja qual a plataforma é a mais indicada para o seu negócio.
Não adianta postar conteúdo de vez em quando. É necessário que se publique regularmente, de forma constante. Sendo assim, seu público alvo terá mais informações sobre a sua empresa, gerando um maior fortalecimento de sua marca. Ser ativo nas redes sociais é importante para alavancar seu negócio.
O Instagram, por exemplo, permite a realização de posts diferenciados, em formatos singulares. Deve-se conhecer as suas particularidades e postar conteúdos variados. No Facebook, por exemplo, é possível publicar imagens, textos e vídeos. Ao oferecer conteúdos midiáticos diferentes, você amplia seu alcance.
Ao conectar todo seu conteúdo midiático, você amplia seu alcance. Vale ressaltar que é preciso produzir um material diferenciado tanto para redes sociais , quanto para o seu site. Colocar links de sua página na internet para as plataformas, conecta seus clientes de forma que eles consumam informações diferenciadas a respeito de seu negócio.
A rede social deve ser o reflexo de sua marca. Suas fotos, vídeos, e demais conteúdos, devem ter uma identidade própria, de modo que seu público alvo identifique seu negócio tão logo acesse a rede social. Faça com que seus conteúdos tenham a personalidade de sua empresa.
Com o avanço da tecnologia, hoje é possível medir o resultado de uma campanha de marketing sem muito esforço. As redes sociais permitem uma análise realista do alcance de seus conteúdos midiáticos. Dessa maneira, você pode observar qual tipo e estratégia tem resultados mais satisfatórios.