Como usar inteligência artificial na empresa - Notícias Concursos

Como usar inteligência artificial na empresa

Entenda com a IA funciona e como utilizar

A inteligência artificial é um dos grandes avanços da tecnologia que foi criada para facilitar a vida das pessoas e das empresas. Por isso que hoje, nós vamos indicar como usar inteligência artificial na empresa para alavancar as vendas.

Como usar inteligência artificial na empresa -- Reprodução Canva
Como usar inteligência artificial na empresa — Reprodução Canva

Como a inteligência artificial pode ajudar na empresa?

A inteligência artificial foi desenvolvida para atuar como uma tecnologia com intenção de competir com algumas capacidades humanas. Dessa forma, ela foi criada pela ciência da computação com a intenção de simular a inteligência e o comportamento das pessoas, na realização de tarefas de todas as complexidades.

Assim, a inteligência artificial capta padrões de linguagem e interpreta textos e imagens, para apontar soluções para problemas existentes. Muitas empresas já estão utilizando para a resolução dos seus problemas e tomada de decisões.

No setor específico de vendas, a inteligência artificial vem com a promessa de alterar a maneira com que as empresas mantêm os relacionamentos com o cliente, bem como, interfere nas formas de vendas dos produtos. Em consequência, alteram consideravelmente as funções dos vendedores e dos gestores comerciais.

Como usar a inteligência artificial na empresa para alavancar as vendas?

Na sequência apresentamos algumas maneiras de como usar a inteligência artificial na empresa para alavancar as vendas

Para otimizar os processos relativos ao estoque da empresa

O controle efetivo do estoque da empresa é de fundamental importância para que as vendas sejam realizadas com sucesso. Por isso que a inteligência artificial pode ser usada para otimizar os processos. 

Entre os principais processos que podem ser otimizados pela inteligência artificial tem-se:

  • Constatar a necessidade de reabastecer as prateleiras ou gôndolas com mercadorias;
  • Constatar a necessidade de reposição dos produtos no estoque.

Esses processos são determinados a partir da avaliação do consumo real da empresa, e sinaliza o reabastecimento considerando a demanda de cada produto. Assim, é possível saber a quantidade de produtos que o cliente comprou, de acordo com as vendas realizadas.

Possibilita uma experiência única de compra para os clientes

Com o cruzamento de dados realizado pela inteligência artificial, é possível que os vendedores realizem um atendimento mais personalizado ao cliente, e desta forma, possibilita que o cliente tenha uma experiência diferenciada de compra.

Se o ambiente for de e-commerce, o cliente pode optar pela agilidade de compra, com a presença do botão de compra em cada produto observado. Mas, se a experiência for de informações adicionais sobre o produto, é possível clicar sobre o produto e obter maiores informações sobre o produto, bem como reportar às avaliações de outros clientes que já compraram o produto.

Mapear o comportamento dos clientes através de várias fontes de dados

A inteligência artificial tem condições de mapear o comportamento dos clientes com a intenção de estabelecer o perfil dos atuais clientes e dos clientes potenciais. Entre as possíveis fontes de dados tem-se, as buscas realizadas no site da empresa, identificando a sua preferência de compra, bem como, suas entradas nas redes sociais e assim, identificar os seus interesses.

Assim, é possível criar campanhas de marketing para a clientela e tentar estabelecer contatos pessoais, para oferecer os produtos da empresa.

Proporcionar maior retenção do cliente 

Com o uso da inteligência artificial é possível reter o cliente para realizar mais compras principalmente no site da empresa. Veja: existe uma coleta de dados, para saber quais produtos o cliente busca no site, bem como o seu preço, as formas de pagamento, os prazos de entrega entre outros.

E quando se finaliza a compra, aparece a famosa tela pop-up com a fotografia do produto e uma condição especial de pagamento. É aquilo que se chama de cupom de desconto, com um prazo determinado para a compra. Lembre que o cupom de desconto só existe porque o cliente já está realizando outras compras.

Esta atitude tem se mostrado positiva, uma vez que o cliente, que já demonstrou interesse pelo produto, consegue obter desconto diferenciado para a compra, o que aumenta o ticket médio de compras.

Possibilidade de atendimento personalizado

Há atendimento personalizado realizado pelo chatbot, que é um robô virtual que tem a intenção de conversar com as pessoas. Assim, dará informações sobre os produtos, tirar dúvidas e facilitar a navegação do cliente no site.

Além de oferecer a resposta imediata sobre os produtos, ainda coleta informações para a realização de atendimento personalizado e facilita as estratégias de marketing.

Por fim, agora que você já saber como funciona a inteligência artificial na empresa, é muito mais fácil pensar em estratégias que englobem esse conhecimento em benefício do empreendimento!

Boa sorte nas futuras vendas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?