A inteligência artificial é um dos grandes avanços da tecnologia que foi criada para facilitar a vida das pessoas e das empresas. Por isso que hoje, nós vamos indicar como usar inteligência artificial na empresa para alavancar as vendas.
Como a inteligência artificial pode ajudar na empresa?
A inteligência artificial foi desenvolvida para atuar como uma tecnologia com intenção de competir com algumas capacidades humanas. Dessa forma, ela foi criada pela ciência da computação com a intenção de simular a inteligência e o comportamento das pessoas, na realização de tarefas de todas as complexidades.
Assim, a inteligência artificial capta padrões de linguagem e interpreta textos e imagens, para apontar soluções para problemas existentes. Muitas empresas já estão utilizando para a resolução dos seus problemas e tomada de decisões.
No setor específico de vendas, a inteligência artificial vem com a promessa de alterar a maneira com que as empresas mantêm os relacionamentos com o cliente, bem como, interfere nas formas de vendas dos produtos. Em consequência, alteram consideravelmente as funções dos vendedores e dos gestores comerciais.
Como usar a inteligência artificial na empresa para alavancar as vendas?
Na sequência apresentamos algumas maneiras de como usar a inteligência artificial na empresa para alavancar as vendas
Para otimizar os processos relativos ao estoque da empresa
O controle efetivo do estoque da empresa é de fundamental importância para que as vendas sejam realizadas com sucesso. Por isso que a inteligência artificial pode ser usada para otimizar os processos.
Entre os principais processos que podem ser otimizados pela inteligência artificial tem-se:
- Constatar a necessidade de reabastecer as prateleiras ou gôndolas com mercadorias;
- Constatar a necessidade de reposição dos produtos no estoque.
Esses processos são determinados a partir da avaliação do consumo real da empresa, e sinaliza o reabastecimento considerando a demanda de cada produto. Assim, é possível saber a quantidade de produtos que o cliente comprou, de acordo com as vendas realizadas.
Possibilita uma experiência única de compra para os clientes
Com o cruzamento de dados realizado pela inteligência artificial, é possível que os vendedores realizem um atendimento mais personalizado ao cliente, e desta forma, possibilita que o cliente tenha uma experiência diferenciada de compra.
Se o ambiente for de e-commerce, o cliente pode optar pela agilidade de compra, com a presença do botão de compra em cada produto observado. Mas, se a experiência for de informações adicionais sobre o produto, é possível clicar sobre o produto e obter maiores informações sobre o produto, bem como reportar às avaliações de outros clientes que já compraram o produto.
Mapear o comportamento dos clientes através de várias fontes de dados
A inteligência artificial tem condições de mapear o comportamento dos clientes com a intenção de estabelecer o perfil dos atuais clientes e dos clientes potenciais. Entre as possíveis fontes de dados tem-se, as buscas realizadas no site da empresa, identificando a sua preferência de compra, bem como, suas entradas nas redes sociais e assim, identificar os seus interesses.
Assim, é possível criar campanhas de marketing para a clientela e tentar estabelecer contatos pessoais, para oferecer os produtos da empresa.
Proporcionar maior retenção do cliente
Com o uso da inteligência artificial é possível reter o cliente para realizar mais compras principalmente no site da empresa. Veja: existe uma coleta de dados, para saber quais produtos o cliente busca no site, bem como o seu preço, as formas de pagamento, os prazos de entrega entre outros.
E quando se finaliza a compra, aparece a famosa tela pop-up com a fotografia do produto e uma condição especial de pagamento. É aquilo que se chama de cupom de desconto, com um prazo determinado para a compra. Lembre que o cupom de desconto só existe porque o cliente já está realizando outras compras.
Esta atitude tem se mostrado positiva, uma vez que o cliente, que já demonstrou interesse pelo produto, consegue obter desconto diferenciado para a compra, o que aumenta o ticket médio de compras.
Possibilidade de atendimento personalizado
Há atendimento personalizado realizado pelo chatbot, que é um robô virtual que tem a intenção de conversar com as pessoas. Assim, dará informações sobre os produtos, tirar dúvidas e facilitar a navegação do cliente no site.
Além de oferecer a resposta imediata sobre os produtos, ainda coleta informações para a realização de atendimento personalizado e facilita as estratégias de marketing.
Por fim, agora que você já saber como funciona a inteligência artificial na empresa, é muito mais fácil pensar em estratégias que englobem esse conhecimento em benefício do empreendimento!
Boa sorte nas futuras vendas!