Popularmente chamado pelo nome de gesso acartonado, veja quando vale a pena instalar e como usar drywall em sua residência. Afinal, essa tecnologia que consiste no uso de chapas com miolo de gesso e papel cartão ao redor está em alta no mercado de decoração.
Usados em painéis simples ou duplos com espessuras diversas, o drywall forma paredes e divisórias em ambientes internos. Dessa forma, é a tática perfeita para substituir a alvenaria comum de construções. Portanto, quem busca uma construção mais versátil, com detalhes que seriam mais difíceis e custosos se construídos em alvenaria, este tipo de gesso é uma ótima opção.
Aliás, o enchimento dessas peças confere diversos benefícios como o isolamento térmico, acústico. Hoje em dia, existem três tipos de chapas de drywall que remetem à tonalidades e finalidades variadas.
A chapa verde (RU) é feita de silicone e fungicidas, portanto, é ideal para aplicar em áreas úmidas como cozinhas e lavanderias. Enquanto, a rosa (RF) é resistente ao calor, portanto, devido à composição desse material levar fibra de vidro em seu interior, esse produto suporta até o fogo. Devido a isso, é usado em bancadas para fogões embutidos. Por fim, a branca (ST) é a mais a famosa entre elas. Uma vez que, seu uso é ideal para forros e paredes de ambientes secos, já que esse material não é tão resistente e tem mais relação com a estética.
Portanto, veja quando vale a pena instalar e como usar drywall de acordo com as dicas que separamos logo a seguir:
Vantagens do drywall
Apesar da aparência frágil, a estrutura em drywall apresenta dois versos de cartão e enchimento de gesso aditivado. Portanto, configura uma resistência incrível para esse material.
A instalação de uma parede com essa estrutura é muito rápida e tem um custo muito mais acessível em relação à alvenaria e redução da sujeira na obra. Portanto, veja as vantagens para saber quando vale a pena instalar drywall em sua obra:
- Fácil aplicação, já que esse material não precisa de paredes para se apoiar;
- Rapidez para instalar. Uma vez que a facilidade para cortar e a leveza faz com que a instalação desse material possa ser feita rapidamente, por profissionais da área;
- Maleabilidade, portanto, ao contrário das paredes convencionais, a vantagem desse material é a redução da possibilidade de trincas e fissuras;
- Conforto térmico, já que existe o chamado “colchão de ar” entre as camadas de papel cartão que envolvem esse material;
- Por fim, é fácil para manter, já que a instalação elétrica, hidráulica pode ser feita com um rasgo no material que pode ser coberto facilmente depois desses serviços.
Dessa forma, o drywall é uma alternativa muito eficiente para quem está construindo. Sendo assim, vale a pena usar o material devido a dessa série de vantagens que listamos acima. No entanto, saiba que existem alguns problemas que também deve considerar para saber quando usá-lo em sua casa. Confira:
Desvantagens do drywall
Ao contrário da grande lista de vantagens que esse material oferece para sua casa, veja abaixo algumas desvantagens que precisam considerar também:
- A estrutura é pouco resistente a impacto. Portanto, é importante utilizar em paredes que não sofrem pancadas. Por exemplo, um quarto de crianças que brincam juntas é um pouco arriscado. Visto que uma queda poderia quebrar a estrutura e até causar acidentes nos pequenos.
- Apesar de ter um bom isolamento térmico, o drywall não é muito indicado para isolamento acústico. Ou seja, é possível ouvir do outro lado da parede. Mas isso pode ter solução. Para isso, basta fazer uma aplicação de vidro ou lã natural no chamado colchão de ar do interior dessa estrutura.
Então, quando vale a pena instalar
Apesar de pouco resistente à pancadas, o drywall suporta peso, até certo ponto. Pois, basta que os instaladores façam o cálculo de qual o peso suportável de acordo com o tamanho da estrutura desejada. Afinal, o material pode suportar até 50 kg por metro quadrado. No entanto, esse valor pode variar de acordo com a marca escolhida.
Portanto, armários e eletrodomésticos mais pesados precisam de buchas especiais pendurar em uma parede. Uma vez que, é preciso distribuir o peso entre os perfis de aço ao utilizar para a aplicação do suporte do drywall.
Além disso, para saber quando vale a pena instalar drywall precisamos entender também sobre seu preço que, atualmente, pode custar até 80 reais por metro quadrado.