Saber como um líder deve agir em situações difíceis é de suma importância para impedir que um pequeno problema se torne em algo grandioso e difícil de controlar. Afinal, quando damos atenção ao início, a tendência é que tenhamos um resultado mais positivo, revertendo possíveis desvios e alinhando o caminho novamente.
Mas como fazer isso? Quais atributos devem entrar em cena para que uma situação difícil seja controlada?
Para tentar responder a esses questionamentos, fizemos este conteúdo para você. Para saber mais, acompanhe-o até o fim.
Um líder deve estar preparado para lidar com conflitos e situações difíceis em seu cotidiano, uma vez que ele lida com pessoas. E quando lidamos com pessoas, tendemos a nos deparar com problemas interpessoais; problemas de comunicação; falta de motivação; e outras infinitas variáveis.
Por isso, acima de tudo, um bom líder dever uma mente aberta e um olhar apurado, pois apenas dessa forma ele conseguirá fazer um bom plano de ação para uma situação difícil.
Assim sendo, a seguir nós apresentamos algumas sugestões que poderão ser úteis nesse momento complexo:
Quando nos deparamos com uma situação difícil, a nossa mente passa a ser inundada por emoções. Essas emoções podem ser, muitas vezes, complexas e difíceis de controlar. Porém, é de suma importância que saibamos lidar com elas da melhor forma possível, nem que para isso devamos dar um “tempo” da situação.
Por exemplo, se você se sente extremamente irritado com o que está acontecendo, tente se afastar do gatilho emocional por um tempo. Volte mais tarde, quando as emoções estiverem mais equilibradas.
Um líder deve agir em situações difíceis com cautela, empatia e muita paciência. Dessa forma será possível encontrar soluções plausíveis para o que está acontecendo.
Para tanto, converse com os seus liderados e tente encontrar uma alternativa positiva em conjunto.
Se o conflito estiver relacionado com os próprios liderados, ou seja, é o caso de um conflito interpessoal entre eles, tente conversar individualmente com cada um. Ouvir cada lado e auxiliar o sujeito no entendimento da situação pode ser uma boa saída para o momento difícil.
Evite ser aquele tipo de líder que toma partido de um lado. Aja sempre pautando-se na razão, e não na emoção.
Mesmo em casos nos quais um lado está nitidamente errado, tomar partido pode apenas aumentar o atrito na equipe. Portanto, seja imparcial e trabalhe em busca do gatilho da situação difícil, visando uma solução para ele.
Por fim, um líder deve agir em situações difíceis sendo um bom comunicador. Apenas dessa forma é que você poderá discutir alternativas e soluções com a sua equipe.
Mas lembre-se: é necessário comunicar-se de acordo com quem ouve você. Quanto mais clara forem as instruções e mensagens, melhor será a resolução do problema.