Você já se deparou com uma moeda antiga? Para a grande maioria dos brasileiros, a resposta é sim. O problema é que grande parte dessas pessoas sequer sabia que essas peças podem ser vendidas por muito dinheiro no final das contas.
De acordo com os catálogos numismáticos mais atualizados, existem casos em que uma simples moeda antiga pode ser vendida por R$ 500. Esse valor pode fazer a diferença no orçamento da grande maioria das famílias brasileiras, sobretudo neste final de ano.
Por isso, a dica ao encontrar qualquer moeda antiga é guardar o item com muito cuidado, e pesquisar o seu valor. Em alguns casos, colecionadores estão dispostos a pagar muito dinheiro para ter esses itens em suas coleções.
A moeda antiga
Mas é importante deixar claro que nem todas as moedas antigas possuem os mesmos valores projetados. Uma das peças que mais chama a atenção dos colecionadores nesse momento é de 1000 réis do ano de 1924.
Por óbvio, essa moeda não está circulando, ou seja, você não vai conseguir encontrar o item em um trocado no comércio, por exemplo. De todo modo, nada impede que você encontre o item em outros lugares.
Para ajudar nesse processo de identificação, listamos abaixo um grupo com as principais características das moedas que 1000 réis do ano de 1924, tomando como base as informações disponibilizadas pelo Banco Central (BC):
- Material: bronze alumínio
- Diâmetro: 26,7 mm
- Massa: 8,00 g
- Espessura: 2,10 mm
- Bordo: serrilhado
- Titulagem: Cu 910, Al 90
- Eixo: reverso moeda (EH) ?
- Desenho do Anverso: Entre dois ramos de café e algodão, atados em ponta, o valor 1000 réis em duas linhas, separados ao alto por uma estrela. Na orla superior, BRASIL. No exergo, a data.
- Desenho do Reverso: A figura da abundância, com joelho apoiado em terra, tendo na dextra uma cornucópia; no campo ao lado, a constelação do Cruzeiro do Sul. Em orla 21 estrelas.
O ano de 1924
O ano de 1924, quando essa peça foi lançada, foi marcado por uma série de eventos históricos e significativos em diversas áreas. Nos Estados unidos, por exemplo, Calvin Coolidge venceu as eleições presidenciais, e o Reino Unido estava mergulhado em protestos contra o governo de Ramsay MacDonald.
Na Rússia, Vladimir Lenin faleceu, abrindo caminho para a ascensão de Stalin. Internamente, o Brasil registrava a Revolução Paulista de 1924.
Os valores das moedas
Mas afinal de contas, quais são os valores projetados para as moedas de 1000 réis do ano de 1924?
De acordo com os catálogos numismáticos mais atualizados, os valores projetados para as moedas de 1000 réis do ano de 1924 variam a depender do grau de conservação dos exemplares. Veja na imagem abaixo:
Entendendo as classificações
Para os iniciantes, as inscrições da imagem acima podem parecer complexas. Afinal de contas, o que significa o termo Flor de Cunho, por exemplo? As classificações acima estão relacionadas ao estado de conservação de cada uma destas peças, segundo as informações de colecionadores.
- MBC
O termo MBC significa “Muito bem conservada”. Para que a peça entre nesta classificação, ela precisa ter, no mínimo, 70% de sua aparência original. Os analistas também dizem que o seu nível de desgaste deve sempre ser homogêneo.
- SOB
Uma moeda soberba é a aquela que conta com pelo menos 90% dos detalhes originais preservados. Trata-se de uma peça que conta com pouco vestígio de circulação e de manuseio. No universo da numismática, este item é considerado intermediário, mas já se trata de um valor mais alto.
- FDC
O termo Flor de Cunho vem da inscrição em inglês uncirculated. Trata-se de uma peça que não apresenta mais nenhum tipo de desgaste e nem de manuseio. Absolutamente todos os detalhes da cunhagem estão com a sua aparência original. Também não há nenhum indicativo de limpeza ou de química. Mesmo por isso, moedas flor de cunho são sempre as mais valiosas.
- FDCe
Uma moeda é considerada certificada quando são encapsuladas por grandes certificadores, como a Numismatic Garanty Company (NGC), e a Professional Coin Grading Service (PCGS). Para os especialistas, estas indicações seriam a certeza do real estado de conservação da peça, e também da integridade da mesma.