Para ter uma comunicação assertiva é necessário estar atento ao ambiente em que você está presente. Além disso, observar os comportamentos das outras pessoas também pode ser um bom caminho para ser um comunicador excelente.
Partindo desses fatores, fizemos este guia com algumas dicas que poderão lhe ajudar a atingir esse resultado positivo. Acompanhe-nos!
Como ter uma comunicação assertiva?
Antes de qualquer coisa, é preciso que você sempre pratique o autoconhecimento e a autoanálise. Apenas dessa forma é que se torna possível entender onde você pode melhorar e o que pode ser um pouco mais aprimorado.
Afinal, você já se atentou ao seu tom de voz? Sabe se fala alto ou baixo? Sabe qual tom é usado quando você está com emoções afloradas? Pense sobre isso!
Todo esse conhecimento de si servirá de base para você colocar as dicas abaixo em prática. Preparado? Vamos lá!
1. Entenda quem está à sua volta – Como essas pessoas se comunicam?
Antes de sair “falando qualquer coisa”, pense um pouco sobre as pessoas que estão em sua volta. Como elas costumam se comunicar?
Essas informações vão lhe ajudar a acessar essas pessoas da melhor forma. Por exemplo, se um colega de trabalho prefere a comunicação via e-mail, você não vai ficar interrompendo o dia a dia de trabalho dele, a todo instante, certo? Mas sim, irá se adequar e enviar um e-mail assertivo.
Da mesma forma, saiba usar as palavras certas. Cada grupo de pessoas possui uma linguagem própria, e isso é fato.
Portanto, nada de querer ser muito formal em um momento casual e vice-versa. Assim você aumenta as suas chances de ter uma comunicação assertiva.
2. Escute ativamente
A escuta ativa faz parte da comunicação assertiva. Quando não escutamos alguém da maneira como a pessoa merece, corremos o risco de perder informações importantes durante a conversa.
E, em seguida, podemos cometer gafes de perguntar algo que a pessoa já falou, o que passa uma imagem negativa de nós mesmos.
3. Embase a sua comunicação
Não seja aquele tipo de pessoa vazia que adora falar, falar e falar e, no fundo, não ter embasamento algum para o que está sendo dito.
Mas sim, sempre que for enunciar uma informação importante, traga argumentos consistentes para a sua ideia.
No começo isso poderá parecer cansativo, mas é mais do que necessário falarmos algo coerente, não acha? Ao invés de simplesmente expor uma opinião vazia e, muitas vezes, preconceituosa.
Portanto, seja uma pessoa mais informada e leia mais! Pois tudo isso vai lhe ajudar a ter mais conhecimento e base para falar sobre os mais diversos assuntos.
4. Observe as suas emoções e controle-as
As suas emoções também devem entrar na lista de cuidados para se ter uma comunicação assertiva. Afinal, quando não cuidamos das nossas emoções, podemos agir de maneira impulsiva, falando coisas que “não devia”.
Portanto, saiba ouvir o que você sente e sempre que estiver com as emoções muito afloradas, dê um tempo para si. Isso evitará que você aja de cabeça quente e jogue fora a chance de ter uma comunicação assertiva.