Você tenta ser uma pessoa organizada, mas, infelizmente, acaba tendo dificuldades nessa tarefa? Bem, a gente sabe como é!
Inclusive, há quem acredite que é “desorganizado e pronto”, e isso pode ser um pensamento limitante que atrapalha o desenvolvimento pessoal e profissional.
Pensando nesses fatores, unimos algumas dicas simples e práticas para você. Acompanhe para saber mais e confira as nossas sugestões!
Não existe muito segredo. Para ser uma pessoa organizada é preciso estar disposto a deixar para trás os maus hábitos. E isso pode requerer paciência e tempo, afinal, não é da noite para o dia que se implementa um novo estilo de vida, concorda?
Sendo assim, considere as dicas abaixo como um ponto de partida para a sua mudança, e não apenas como um scrip que deve ser seguido de maneira robotizada.
Isto é, vá implementando mudanças de maneira gradativa, pois assim as chances de sucesso podem ser maiores. Vamos lá!
Entenda, antes de mais nada, quais são as suas reais obrigações e tarefas. Isso poderá lhe ajudar na hora de ter uma visão geral de tudo o que precisa ser feito. E essa visão é o caminho para você começar a se organizar melhor.
Saiba quais são as prioridades dentro das tarefas que você deve fazer ao longo da semana e/ou mês. Assim, saberá quais merecem mais atenção no começo de cada dia, impedindo que a procrastinação apareça na sua rotina.
Depois de entender as suas prioridades, lembre-se de que para ser uma pessoa organizada é preciso ter boas listas.
Comece fazendo listas de tarefas diárias, levando em conta o que precisa ser entregue em um mês e quais são as prioridades de cada dia e semana.
A sua agenda é uma ferramenta importantíssima no desenvolvimento de comportamentos mais organizados. Portanto, tenha-a sempre disponível, pois assim as suas listas ficam sempre acessíveis.
Surgiu uma nova demanda ou compromisso? Então é o momento de anotar. Deixar para anotar depois pode ser muito perigoso e impedir que você consiga ser uma pessoa organizada.
Afinal, as chances de se esquecer o assunto ou o compromisso são muito grandes, especialmente se você embarca em compromissos o dia todo. Por isso, nada de preguiça: anote!
Está procrastinando? Volte para o que deveria ser feito! E sim, chame a atenção do seu cérebro, dizendo “foco” para si mesmo. Fique sempre se policiando, pois apenas assim é que se torna possível ser uma pessoa organizada de fato.
As suas tarefas precisam de bons prazos para serem cumpridas. Mas esses prazos não podem ser nem muito longos (porque a procrastinação aparece); mas nem muito curtos (porque a sobrecarga pode ser uma consequência).
Mas sim, é preciso equilíbrio. Assim você alinhará uma boa rotina e, quem sabe, poderá ser uma pessoa organizada. Boa sorte!