As pessoas que conseguem se apresentar como frias, calculistas e capazes de tomar decisões de forma racional e calma, são muito bem avaliadas em relacionamentos amorosos, em ambientes profissionais e em quase toda a situação de vida.
Então, muitos querem saber como ser uma pessoa fria. Todo mundo que se identifica com esse desejo já perdeu alguma oportunidade por ter se portado de forma nervosa ou cometeu algum erro por ter agido de forma impulsa, sem pensar.
Ser uma pessoa fria, entretanto, nada mais é do que ser capaz de analisar as situações de forma calma e consciente, e não deixar se levar pelas emoções de forma descontrolada. Isso faz muita diferença.
Se você quer saber como ser uma pessoa fria, esse texto vai trazer algumas dicas importantes para e quais são as características mais importantes para quem quer ser visto como frio e calculista.
Fale de forma calma e confiante
Muito do que é bem recebido e avaliado como importante em pessoas consideradas frias passa pela maneira como a pessoa se comunica. A calma e a tranquilidade na voz fazem muita diferença em situações sociais e profissionais.
As variações no tom de voz, as falas entrecortadas e a sensação de respiração ofegante tiram muito da convicção de quem está falando, e fazem com que a pessoa pareça insegura e pouco confiável.
Por isso, é sempre uma boa ideia ensaiar apresentações e conversas antes que elas aconteçam, para garantir que você saiba o que falar e em quais momentos inserir as falas mais importantes. Isso vai passar muita frieza para as suas ponderações.
Pense sempre antes de tomar decisões
Pessoas frias são capazes de tomar decisões de forma centrada e analítica, e se você quer ser alguém com essas características, é fundamental que você consiga pensar antes de tomar qualquer decisão, até as menores.
Sempre procure aprender com exemplos anteriores, para que você consiga prever o que pode acontecer em cada cenário em torno de sua decisão. Essa sensação de frieza está muito associada ao raciocínio lógico e a tomada de decisões maduras.
Você não precisa tirar as emoções de suas decisões, mas dê o valor certo para elas. Pessoas que sofrem de ansiedade e são muito explosivas acabam valorizando mais as explosões sentimentais do que o controle racional.
Equilíbrio é o nome do jogo
É claro que você ainda vai se apaixonar, ficar feliz ou triste e sentir as sensações fortes em sua vida. O importante é ter equilíbrio entre essas sensações fortes e razão, para que você consiga tomar decisões de forma centrada e fria.
Quando a felicidade, por exemplo, for muito grande, é fundamental que você consiga controlar a manifestação dessas sensações. Aja de forma natural e não permita que o sentimento positivo segue seu senso crítico.
Da mesma maneira, é fundamental que a raiva não nuble seus julgamentos e faça com que erros sejam cometidos em nome de uma reação explosiva. A frieza tem a ver com controle e equilíbrio, e não com perda de sensações.
Maneje suas expectativas
Cometemos o erro de permitir brigas e frustrações apareçam porque criamos expectativas irreais sobre as pessoas e jogamos essa esperança sobre as situações. Controlar as expectativas é muito importante para impedir que você se exalte.
Primeiramente, tenha claro que as pessoas não devem nada para você, e que todos nós temos dificuldades e necessidades que são diferentes e muitas vezes acabam entrando em choque. Por isso, é importante ser prudente naquilo que se espera.
Em segundo lugar, não podemos controlar as situações de forma completa. Por mais que a gente pense, faça planos e aja de forma fria, algo pode acontecer que bote todo um plano a perder. Se as expectativas forem muito altas, a frustração também será!
Não se envolva com coisas desnecessárias
Um dos maiores causadores de estresse e, por consequência, de reações explosivas, é o envolvimento extremo com questões envolvendo outras pessoas, e em que você não pode fazer nada para mudar os acontecimentos.
Ao se envolver com outras pessoas, tanto social como profissionalmente, tenha muito cuidado para não ficar muito envolvido com detalhes da vida dos outros. Muitos desses detalhes não podem ser controlados e só vão gerar frustração.
Esse envolvimento pode gerar reações aquecidas e que fujam de seu objetivo de ser uma pessoa fria e controlada. Por isso, tome muito cuidado com o envolvimento excessivo e o que isso pode significar.
Esses pontos são algumas das dicas e características que pessoas frias usam para tomar decisões de forma centrada e passar a imagem de confiança e tranquilidade que é tão importante nas relações pessoais e profissionais.
Caso você esteja com muitas dificuldades para controlar as emoções e tomar decisões de cabeça fria, é sempre uma boa ideia procurar um profissional da área! Essas dicas são apenas algumas ideias que podem melhorar um pouco o seu dia a dia.