Não existe segredo de “como ser uma pessoa extrovertida no trabalho“, mas existem atitudes e mudanças de comportamento que podem ajudar.
Para isso, você precisa estar disposto a trabalhar o seu autoconhecimento, visando formas efetivas de melhorar a sua atuação no ambiente de trabalho.
No decorrer deste texto, portanto, você poderá encontrar algumas dicas para esse fim. Acompanhe.
Antes de qualquer coisa, pense sobre o motivo pelo qual você quer ser uma pessoa extrovertida no trabalho. Isso é algo intrínseco seu, ou você está se sentindo forçado a isso?
Afinal, se esse desejo de mudança estiver atrelado apenas ao segundo ponto (dos outros desejarem isso), é necessário avaliar a situação com mais cuidado.
Isso porque se o seu trabalho está funcionando e você é tímido, não se sinta obrigado a fazer uma mudança radical em sua vida apenas para agradar os demais.
É claro que devemos superar desafios, melhorar a nossa comunicação e ter boas relações no trabalho; mas isso não quer dizer que devemos anular a nós mesmos em prol dos outros. É preciso ter equilíbrio.
Por isso, reflita sobre esse assunto e se perceber que a extroversão é algo que trará benefícios não só para os outros, mas sim para você, vá em frente e veja as nossas dicas:
O primeiro passo para ser uma pessoa extrovertida no trabalho é através do trabalho pessoal com a comunicação.
Como você tem se comunicado? Como você se expressa? Você tem paciência para ouvir o que o outro tem a dizer? Reflita sobre isso e considere os três pontos abaixo na hora de melhorar a sua comunicação:
A escuta ativa é uma ferramenta imprescindível para a boa comunicação. É através dela que você escuta, atentamente, o que o outro está dizendo. Isso quer dizer que você deve evitar tentar “completar” o que a pessoa está falando; deve evitar os devaneios no meio do discurso alheio; e deve considerar cada palavra enunciada pelo outro.
Isso lhe dará mais informações sobre a outra pessoa e fará com que você compreenda melhor quem conversa com você.
Saiba ser mais objetivo e assertivo na informação que você passa para a outra pessoa. Evite ficar criando metáforas em demasia, e foque em ter um ponto “final” para chegar com o seu discurso.
Isso vai lhe ajudar a ser mais claro, confiante e consequentemente poderá melhorar a sua comunicação e fará com que você seja uma pessoa extrovertida no trabalho.
Por fim, procure sempre trabalhar a sua empatia na hora de melhorar a sua comunicação. Afinal, não basta ser uma pessoa extrovertida no trabalho, é necessário se pôr no lugar do outro para saber o momento de expor ideias e o momento de ouvir; o momento de dar um feedback e o momento de solicitar um; e assim por diante.
Coloque-se mais no lugar das outras pessoas e vá abrindo as suas ideias à medida que você vai desenvolvendo boas relações e uma boa comunicação.
Acredite, esses três pontos, aqui citados, vão lhe ajudar a melhorar a sua forma de lidar com pessoas e consequentemente irão lhe ajudar a ser uma pessoa extrovertida no trabalho.