Como ser uma pessoa confiante?
A confiança é uma arma muito importante para todo mundo que quer sucesso na vida profissional e felicidade no convívio social. Pessoas confiantes conseguem se comunicar de uma forma mais competente e funcional, em diferentes contextos.
Porém, muitos encontram dificuldades nesse aspecto e não sabem como ser confiante. A falta de auto estima e a incapacidade de ficar confortável em situações profissionais e tensas pode ser um dos motivos mais importantes para isso.
Tudo passa pela compreensão de que a confiança e o bem-estar são muito positivos para qualquer um que quer alcançar o sucesso, e não é algo impossível! Qualquer um pode encontrar um estilo de vida confortável e agradável, e que, portanto, traga confiança.
Nesse texto, vamos trazer algumas dicas importantes para quem quer ser confiante e explicar como é possível alcançar, de forma natural, o tipo de bem-estar que leva ao aumento da autoestima
Mude a forma como você fala sobre você mesmo
O maior inimigo da confiança é a autodepreciação. Todos nós já tivemos momentos ruins, tristes e de alto nível de frustração. É normal que, nessas horas, você comece a falar mal de você mesmo, mas isso deve ser evitado!
Frases autodepreciativas diminuem a sua confiança e fazem com que sua autoestima perca força e valor na sua mente. Uma pessoa que só fala mal sobre si mesma nunca será capaz de projetar confiança em uma entrevista de emprego, por exemplo.
Além disso, se você falar mal de você, quem vai falar bem, não é mesmo? É impossível querer que alguém admire o seu jeito de ser e a maneira como você age se nem você respeita sua postura diante do mundo.
Aceite elogios
Outro problema muito comum em quem não tem a confiança elevada é a incapacidade de receber e aceitar elogios. Se você fica com vergonha quando é elogiado e não sabe lidar com esse tipo de aprovação, você nunca conseguirá ter confiança!
Uma boa tática para quem tem problemas de confiança é criar o costume de escrever os elogios recebidos, anotando o que eles significaram para você. Assim, você terá a confirmação daquilo que há de bom no seu jeito de ser e agir.
Além disso, uma pessoa que não reage bem a elogios acaba, naturalmente, recebendo menos elogios das pessoas mais próximas. E esse tipo de aprovação externa é muito importante.
Trace objetivos claros – mas viáveis
Quem sabe o que quer é muito mais confiante. Esse mantra resume muito bem o valor que objetivos claros e um propósito podem ter na vida de alguém que quer aumentar sua autoestima e criar confiança.
Sabendo o que você quer, como você quer realizar e o porquê desses objetivos serem tão importantes, você sentirá uma confiança natural na hora de trabalhar, de se relacionar ou simplesmente viver.
A confiança é resultado direto de uma vida baseada em um propósito claro. Quando estamos perdidos, é quase impossível confiar no potencial de fazer qualquer coisa. Isso vale para tudo que uma pessoa possa querer.
Mas tenha cuidado de ter objetivos que sejam viáveis, tanto a curto prazo quanto a longo prazo. Objetivos impossíveis só servem para causar frustração e dúvida, que são grandes inimigas da confiança.
Esteja sempre aberto para novas experiências
A falta de novas experiências pode ser um grande entrave para a confiança. A pessoa presa na rotina pode acabar entrando em um ciclo de frustrações e perder a iniciativa e a vontade de inovar e buscar novos aprendizados.
Com novas experiências e novos conhecimentos, você vai se sentir mais seguro para enfrentar qualquer situação. Quanto maior for o seu leque de possibilidades e mais amplas forem suas opções, mais preparado você estará.
Um novo curso ou palestra pode ser uma ótima ideia, ou uma viagem para conhecer um novo país. Essas experiências vão aumentar o seu interesse pelo mundo e, da mesma forma, o interesse do mundo em você!
Pense sobre suas crenças limitantes
A falta de confiança pode nascer por crenças limitantes, que impedem que tenhamos uma visão positiva do nosso potencial de suceder. Por isso, refletir e tentar desconstruir essas crenças é fundamental para ser confiante.
Quando você pensar que algo é impossível, pergunte para você mesmo: por que eu não consigo isso? A resposta será sem sentido e uma crença limitante que só existe em seus medos mais profundos.
Essa desconstrução dos medos e das crenças que limitam é um passo muito importante para abrir a sua mente e entender como ser confiante. Todas as dicas dependem de uma boa assimilação deste ponto e de sua importância.
A confiança nada mais é que a autoaceitação e a compreensão de que você é capaz de tudo que está ao seu alcance. Superar as crenças limitantes passa pela criação de objetivos claros e a compreensão de que você não é os seus maiores defeitos.
Comece refletindo sobre isso e você enxergará o caminho para ser confiante, de uma forma constante e natural. Você vai se surpreender quando perceber o que você é capaz de fazer quando está confiante e motivado.