Saúde e Bem Estar

Como ser mais otimista nos estudos – Dicas práticas

Ser mais otimista nos estudos é fundamental quando se quer atingir novos níveis na vida acadêmica e profissional. É a partir desse ato de “enxergar positivo” que passamos a tomar atitudes mais claras e que nos impulsionam a seguir em frente.

Porém, em meio a tantos acontecimentos (bons e ruins), o nosso otimismo pode ficar abalado, volta e meia. E é aqui que devemos exercitá-lo para garantir mais qualidade de vida para nós. Mas, como fazer isso? Como ser uma pessoa mais otimista mesmo em meio aos impasses da vida cotidiana?

A seguir você encontra algumas sugestões que poderão lhe ajudar. Continue lendo.

Como ser mais otimista nos estudos

Para ser mais otimista nos estudos é fundamental que você passe a focar mais nos seus sentimentos e emoções enquanto você estuda ou pensa em estudar. Muitas vezes o pessimismo pode aparecer de uma forma turva, o que faz com que sequer percebamos que estamos sendo “negativos” mais uma vez.

Por isso, tomar consciência dos seus pensamentos e emoções é uma peça-chave para ter mais disposição e motivação para os estudos e seus respectivos objetivos.

Mas, além disso, outras ações também devem ser tomadas a partir de hoje. São elas:

1- Comece a focar mais no seu presente

Quando você começar a estudar ou cogitar estudar determinada matéria, comece a focar mais no seu presente e no que você está fazendo neste exato momento.

Muitas vezes o pessimismo surge quando olhamos a quantidade de páginas para ler; a quantidade de questões para responder; e assim por diante. Como consequência, minamos a nossa mente por acharmos que não somos capazes de concluir aquela quantidade de tarefas.

Porém, quando você começa a focar no aqui e agora, se dá conta de que pensar e estudar uma página por vez pode tornar tudo possível.

2- Saiba agradecer a si mesmo

Certamente você já deve ter ouvido alguém falando que a gratidão é muito importante para ser mais otimista nos estudos e no trabalho. Pois bem, isso realmente é verdade.

No entanto, uma dica diferente que podemos lhe dar é que você comece a agradecer mais a si mesmo. Sim, não somente os outros. Mas sim, agradeça o seu esforço, a sua dedicação e a sua força de vontade. Esse agradecimento fará toda a diferença.

3- Reconheça as emoções e os gatilhos por trás do pessimismo

Quando os pensamentos negativos assombrarem a sua rotina, comece a observar as reais causas deles. Quais são os gatilhos? Eles podem ser cortados? Pense sobre isso e faça uma “limpa” nos pensamentos e na rotina.

4- Use lembranças positivas para se sentir mais motivado

Outra forma de ser mais otimista nos estudos é apostando em lembranças positivas do passado. Lembre-se daqueles momentos difíceis que você superou; ou daquele episódio em que você estava ansioso para apresentar um trabalho, mas que no fim foi tudo muito divertido.

Assim você mostra para si mesmo que é capaz de superar obstáculos de uma forma leve e descontraída, fazendo com que os estudos sejam vistos como algo prazeroso, e não “punitivo” ou chato. Construa a sua motivação!