Para se tornar um autodidata é preciso, antes de qualquer coisa, ter isso como um grande objetivo. Isto é, não basta ter a “esperança” de se tornar uma pessoa com autodidatismo – é preciso se esforçar para isso.
E esse esforço acontece a partir de ações importantes que podem ser postas em prática a cada dia. A seguir explanamos sobre elas.
Como se tornar um autodidata?
O processo para se tornar um autodidata deve ser posto em prática todos os dias. Veja quais ações são importantes nesse sentido:
1- Saiba quais são os seus objetivos e use-os para se manter focado
O primeiro passo é ter objetivos bem construídos e claros em sua mente. Apenas dessa maneira é que você conseguirá se manter motivado sem um professor ou mentor “cobrando” os seus resultados.
Afinal, não há como se tornar um autodidata se não trabalharmos esse lado mais “motivacional” e focado. E uma forma de conquistar esse foco é saber por que você está estudando, o que quer realmente aprender e aonde quer chegar.
2- Desenvolva a curiosidade sobre o tema estudado
Depois que você já tiver os seus objetivos mais claros em mente, comece a desenvolver a sua curiosidade na hora de estudar.
Isso quer dizer que você precisa fugir do óbvio para se tornar um autodidata. Assim você saberá construir conhecimentos mais sólidos e ricos.
Em outras palavras, seja mais questionador. Não aceite apenas a primeira explicação de um vídeo no YouTube, mas sim, busque outras fontes.
3- Encontre fontes confiáveis sobre o conteúdo que quer aprender
De nada adiantará você ser uma pessoa super curiosa se não souber escolher fontes confiáveis para os estudos.
Para tanto, lembre-se de pautar os seus conhecimentos em especialistas, conteúdos acadêmicos e livros que tenham embasamento científico.
4- Estabeleça o seu método de aprendizagem
Crie um método de aprendizagem para se tornar um autodidata. Isso quer dizer que é interessante você construir um passo a passo consistente de como estudar os conteúdos que você tem em suas mãos.
Foque em trabalhar com mapas mentais, vídeos, anotações, questões, etc. Quanto mais você estimular a sua mente usando um método replicável, melhor será a sua aprendizagem.
5- Tenha metas e um horário/local para estudar
Assim como você deve saber quais são os seus objetivos por trás dos estudos, lembre-se de traçar as suas metas. Isso irá lhe ajudar a dar pequenos passos rumo ao objetivo final.
Do mesmo modo, prepare um horário específico e um local adequado para cumprir, todos os dias, as suas pequenas metas.
6- Seja uma pessoa proativa e coloque o conhecimento em prática
Por fim, procure ser uma pessoa que não apenas absorve muito conhecimento, mas também saiba colocá-lo em prática. Para isso, se torne alguém proativo e que sabe agir a partir dos conhecimentos adquiridos.
Lembre-se de que a prática pode ser a nossa melhor professora, tendo em vista que ela nos ajuda a memorizar ainda mais o que aprendemos. 😉