Saúde e Bem Estar

Como se recuperar do jet lag mais rapidamente?

Saber como se recuperar do jet lag é importante para garantir uma viagem mais tranquila e com menos desgaste físico e mental.

Só quem já viajou por muitas horas dentro de um avião sabe o quanto o fuso horário é capaz de impactar severamente no sono e na disposição.

Por conta disso, fizemos este guia para lhe ajudar a lidar melhor com este momento.

Como se recuperar do jet lag mais rapidamente?

Veja como se recuperar do jet lag mais rapidamente com algumas dicas super simples e práticas:

1- Mantenha o seu corpo sempre hidratado

Manter o corpo hidratado é uma das melhores maneiras de como se recuperar do jet lag. Afinal, a água é essencial para o funcionamento do nosso corpo de uma maneira geral, e quando estamos bem hidratados temos mais suporte para lidar com as adversidades do tempo, falta de sono, etc.

2- Dentro do avião, faça alongamentos e caminhe nos corredores

Procure fazer alongamentos e caminhadas nos corredores do avião. Os exercícios irão promover um maior relaxamento do seu corpo, diminuindo as tensões causadas pelo tempo de viagem.

Ao mesmo tempo, as caminhadas poderão proporcionar bem-estar, prazer e muito mais disposição, diminuindo aquela sensação intensa de cansaço e mal-estar.

3- Exponha-se ao sol quando chegar ao seu destino

Ao chegar no seu destino, uma das formas de como se recuperar do jet lag é fazendo o seu corpo compreender quando ainda está de dia e quando é de noite.

Para isso, caminhar no sol é uma boa ideia. A luz do dia irá entrar em contato com o seu “relógio interno” que entenderá que é o momento de se manter alerta, mesmo que haja o cansaço da viagem.

Entretanto, não precisa ficar exausto em uma longa caminhada, ok? Apenas alguns minutinhos já são suficientes para melhorar a sensação do organismo.

4- Não tire sonecas ao longo do dia – por mais difícil que seja

Sabemos que ao chegar no destino, depois de horas e horas de viagens, as sonecas podem ser muito convidativas e despertam o desejo de dar aquela deitadinha. Entretanto, isso poderá atrapalhar e tardar ainda mais a sua capacidade de lidar com o novo horário.

Por conta desses fatores, evite essas sonecas ao longo do dia e tente “guardar” o seu sono apenas para o momento adequado, ou seja, quando a noite chegar.

O que fazer antes de viajar?

Além de saber como se recuperar do jet lag mais rapidamente, é interessante tomar algumas medidas para minimizar as chances de intensificação do problema. Veja alguns exemplos:

  • Mude a sua rotina gradativamente: Pelo menos uma semana antes de viajar, procure ir mudando a sua hora de dormir e acordar. Você pode ir alterando de 30 em 30 minutos ou de 1 em 1 hora. Por exemplo, se você costuma ir dormir às 21h, vá às 20h, depois às 19h, etc. Claro, se houver essa possibilidade.
  • Organize a sua viagem com antecedência: E isso inclui documentos, dinheiro e malas. Assim você terá menos ansiedade e estresse nas vésperas da viagem.
  • Se possível viaje à noite: Isso diminuirá os impactos do jet lag no seu organismo.

Gostou das dicas? Então compartilhe com algum amigo que esteja se preparando para viajar para longe! 😉