Como se preparar para concurso na área da saúde?

Não perca essas dicas!

A preparação de um concurso na área de saúde exige estratégia e muita paciência. Identificar os conteúdos e analisar os temas que mais caem são importantes dicas.

Antes de qualquer coisa, listar os editais dos quais deseja concorrer à vaga, é uma das dicas fundamentais, além de analisar detalhadamente as matérias básicas e específicas para o cargo.

Dicas para preparação de concurso na área de saúde

Assim como qualquer certame, a preparação adequada é o segredo para alavancar os estudos. Mas como saber quais as matérias que mais caem ou qual a melhor forma de estudar com eficiência. Veja as dicas abaixo.

  1. Faça um planejamento adaptado

Adaptar uma rotina de estudos à sua realidade vai te fazer entender e organizar de forma detalhada o tempo destinado ao estudo, caso contrário, você estará alimentando uma frustração vindoura.

O planejamento consiste em você estabelecer os horários de estudos, porém, não deixando de lado os seus afazeres. Identificar demais compromissos, como por exemplo, trabalho, faculdade, afazeres domésticos e lazer, vai te fazer projetar e arquitetar melhor o seu tempo extra.

Para facilitar o esquema utilize de uma tabela. Inicialmente escreva os compromissos extras, assim como sua rotina diária e em seguida liste as disciplinas nas quais deseja estudar para o concurso.

O próximo passo é analisar quais as de peso, consequentemente, você vai precisar ceder uma atenção maior. Estabeleça horários diários e tente seguir o cronograma. Com o passar do tempo, analise se a planilha condiz com a sua realidade e não esqueça de pontuar as disciplinas do concurso na área de saúde que tem mais dificuldade.

     2. Como saber as matérias que precisa estudar?

Analisar o edital é a forma mais eficaz. Ao deparar com as matérias tente tirar as informações e colocar em um papel de fácil acesso. Tenha certeza que preparar o visual, como por exemplo, listar as disciplinas, vai te dar uma maior clareza de ideias.

Caso o edital ainda não tenha saído, verifique editais anteriores da sua área. Identifique as disciplinas cobradas e tenha acesso à prova. Essa é uma ótima dica para quem não quer ser pego de surpresa com a liberação do edital.

É importante lembrar que o quanto antes você conseguir estudar, melhor. Não espere sair o edital para iniciar os estudos, já que é curto o prazo até a realização das provas.

     3. Matérias básicas para concursos de saúde

O edital é um documento muito específico, porém, é possível iniciar os estudos pelas matérias básicas, aquelas comuns da maioria dos certames da área de saúde. As disciplinas que mais caem são:

  • Português;
  • Raciocínio Lógico-Matemático;
  • Legislação do SUS; e
  • Informática.

Já as especificidades do concurso na área de saúde dependem do cargo e da área. Por exemplo, os concursos para enfermeiro, além das disciplinas básicas acima podem cair as seguintes disciplinas:

  • Código de Ética;
  • Segurança do Paciente;
  • Legislação em Enfermagem;
  • Imunização;
  • Administração em Enfermagem.

   4. Defina a metodologia de estudo

Escolher e trilhar a rota que vai seguir é tão importante quanto ler o edital, até porque não adianta você saber quais as disciplinas que estarão em sua prova se de fato não determinar o tempo para estudá-las.

Sendo assim, as metodologias mais comuns e que trazem muitos resultados aos concurseiros são o ciclo ou cronograma de estudos.

Pois bem, o cronograma do concurso na área de saúde é usado para delimitar o horário para as disciplinas, assim como para rotina diária. Na maioria das vezes, é preciso seguir à risca ou você pode se perder nos estudos. Apesar de ser uma boa estratégia, talvez não ajude muito quem tem uma rotina corrida ou que trabalha, por exemplo.

Aí que entra a metodologia de ciclo. O ciclo de estudos não se prende ao tempo e sim dá uma atenção para a disciplina. Você pode inserir todas as matérias em um ciclo e separar por cores aquela que mais precisa de atenção ou que você tem mais dificuldade, o importante é conseguir finalizar o conteúdo.

Agora que você já leu essas dicas, colocar em prática pode ser uma excelente dica para quem deseja dá o pontapé inicial rumo à carreira dos sonhos.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.