Como se preparar para as provas do concurso Embrapa?

Confira todos os detalhes

Salários acima de R$ 10 MIL

O concurso Embrapa é um dos editais mais esperados atualmente. A previsão é que haja oportunidades para analista, técnico e pesquisador.

Veja.

Concurso Embrapa

O concurso da Embrapa está previsto para ser lançado ainda este ano, com a previsão de oferecer vagas para os cargos de técnico, analista e pesquisador.

Atualmente, há um total de 1.061 cargos vagos disponíveis para contratação, com ganhos que podem chegar a até R$10.921,33 no próximo edital.

No último concurso da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, realizado em 2010, foram ofertadas 676 vagas para os cargos de assistente, analista e pesquisador.

Os candidatos passaram por diversas etapas de avaliação, incluindo provas objetivas, discursivas, prova de inglês, prova prática, prova oral e avaliação de títulos.

A organização do edital ficou a cargo do Instituto Cetro. Com essa perspectiva de novo concurso, espera-se que os interessados em ingressar na Embrapa possam se preparar de forma adequada para as próximas etapas do processo seletivo.

Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, conhecida como Embrapa, é uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil.

Fundada em 1973, a Embrapa tem como missão desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas voltadas para o avanço da agricultura, pecuária e recursos naturais do país.

A Embrapa desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do setor agropecuário brasileiro, contribuindo para aumentar a produtividade e a sustentabilidade da agricultura, além de promover a segurança alimentar e a conservação dos recursos naturais.

Por meio de suas unidades de pesquisa distribuídas por todo o território nacional, a Embrapa realiza estudos em diversas áreas, como melhoramento genético de plantas e animais, manejo sustentável do solo e da água, controle de pragas e doenças, agricultura de precisão, agroenergia, entre outras.

Além disso, a Embrapa atua na disseminação do conhecimento gerado por suas pesquisas, por meio de publicações técnicas, eventos científicos, capacitação de produtores rurais e parcerias com instituições públicas e privadas.

Veja mais sobre o que estudar para o concurso Embrapa?

Como se preparar para as provas do concurso Embrapa?
Como se preparar para as provas do concurso Embrapa? Imagem: Reprodução

O que estudar?

Apesar que o edital ainda não foi liberado, é importante que aqueles que desejarem participar do certame tenham um embasamento do que poderá ser cobrado no próximo edital:

Para os cargos de assistente na Embrapa:

  • Matemática: Domine conceitos básicos como cálculos, porcentagens e raciocínio lógico.
  • Língua Portuguesa: Aprimore sua compreensão e interpretação textual, assim como habilidades gramaticais e de redação.

Para os cargos de analista na Embrapa do concurso Embrapa:

  • Língua Portuguesa: Aperfeiçoe sua habilidade com a língua, abrangendo aspectos gramaticais e interpretativos.
  • Noções de Informática: Desenvolva conhecimentos básicos sobre sistemas operacionais, softwares de escritório e internet.
  • Raciocínio Lógico: Pratique resolução de problemas utilizando lógica e raciocínio dedutivo.
  • Plano Diretor da Embrapa: Entenda as diretrizes e a organização da empresa para responder a questões específicas.

Para os cargos de pesquisador na Embrapa:

  • Língua Portuguesa: Refine sua capacidade de interpretação textual e produção escrita.
  • Metodologia de Pesquisa: Adquira conhecimentos sobre métodos e técnicas de pesquisa científica.
  • Plano Diretor da Embrapa: Familiarize-se com a estrutura organizacional e objetivos da empresa

Cargos concurso Embrapa

Os cargos disponíveis no concurso Embrapa abrangem uma variedade de áreas e níveis de escolaridade, incluindo assistente, técnico, analista e pesquisador.

De acordo com as informações do último edital, publicado em 2010, os requisitos para cada um dos cargos são os seguintes:

  • Assistente Classe B ou Classe C: Requer nível fundamental incompleto.
  • Assistente Classe A: Requer nível médio completo, com curso técnico agrícola.
  • Analista Classe B e A: Requer nível superior completo, com especialização dependendo da área específica do cargo.
  • Pesquisador Classe B e A: Requer nível superior completo, com especialização também dependendo da área específica do cargo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.