Como se destacar em aplicativos de delivery?
Conheça o passo a passo definitivo do sucesso nos apps!
O sistema delivery veio para ficar! Isso porque, os consumidores já estão acostumados com a praticidade e o conforto de receber seu alimento em casa ou no trabalho. Por isso que hoje, nós vamos indicar como fazer sua empresa se destacar em aplicativos de delivery.
É a tecnologia que veio para facilitar a vida das empresas e aumentar as vendas!
Como funciona um aplicativo de delivery?
O app de delivery oferece a entrega dos produtos comercializados no local em que o cliente desejar. Para isso, existem duas formas de aplicativos:
- Utilizando aplicativo próprio de delivery: as empresas investem em ter seu próprio aplicativo para que o cliente faça o seu pedido, realize o pagamento e receba no local indicado, os produtos;
- Utilizando aplicativos coletivos de delivery: os aplicativos coletivos, como iFood, Rappi entre outros, oferecem às empresas, a participação no seu segmento de negócio, para a realização das compras pelos clientes. Abrindo o aplicativo, o cliente escolhe o segmento que pretende realizar a sua compra, escolhe os produtos oferecidos, realiza o pagamento, e recebe o seu produto no local indicado para tanto.
O que se tem claro, é que estar no sistema delivery aumenta a visibilidade da empresa, bem como as vendas e a satisfação do cliente.
Exemplificando: Você precisa ir ao supermercado comprar alguns produtos:
- Abra o aplicativo;
- Escolha o segmento de supermercado;
- Faça as compras necessárias (neste caso, você até pode escolher os produtos pelo preço ou pela marca);
- Realize o pagamento, seja utilizando pix, ou cartões de débito e crédito;
- E, finalmente, receba os produtos no local informado no aplicativo de delivery.
Como fazer a sua empresa se destacar em aplicativos de delivery?
Saiba que, para obter as vantagens do uso de aplicativos de delivery e, assim, se destacar de maneira mais efetiva, utilizando os aplicativos desse gênero, é preciso superar a concorrência. Para tanto, é necessário que você guie seu cliente para consumir os seus produtos. Este processo se dá em 3 passos:
1º Passo: Se fazer presente e se deixar ser descoberto
As pessoas estão preferindo a entrega em domicílio, mesmo que seja para receber amigos e familiares. Isso ocorre por dois motivos: economia de tempo para preparar a refeição e de dinheiro.
Assim, se a sua marca já é bem conhecida no mercado, você pode optar por ter um aplicativo próprio e oferecer as ofertas do cardápio presencial também para entrega. Neste caso, é possível economizar com as comissões cobradas pelos aplicativos coletivos de delivery.
Você pode, também, ofertar seus produtos em plataformas coletivas de delivery, principalmente se a sua empresa não for muito conhecida na cidade. Assim, terá um espaço próprio para oferecer seus produtos e terá maior visibilidade do negócio no mercado. Sabe-se que a concorrência é grande, por isso, aposte em seus diferenciais.
2º Passo: Gere o encantamento do cliente: prometa e cumpra
A partir do momento em que o cliente optar por sua empresa para realizar a compra necessária e, assim, obter todas as vantagens do sistema delivery, é o momento de gerar encantamento.
Para isso, esteja atento ao aplicativo, separe o produto que o cliente deseja, e entregue com a maior rapidez possível, além de garantir a qualidade do produto.
Veja: neste caso, o cliente espera obter exatamente o produto que visualizou no aplicativo, no tempo estabelecido e com qualidade. Se você oferece marmitas de almoço no domingo e seu estabelecimento não funciona no domingo, de nada adianta você ter um aplicativo bom e responsivo se e o pedido for cancelado na hora da entrega.
3º Passo: Mantenha os clientes recorrentes e fidelize
Quem já conhece os seus produtos mas está na fase do encantamento são os clientes que precisam ser fidelizados, pois serão estes que aumentarão as suas vendas.
Muitas vezes, a preocupação do empreendedor é conquistar novos clientes e, assim, acaba deixando de lado os clientes já fidelizados. Esses passarão por um desencantamento da sua empresa, e vão começar a fazer compras em outro lugar, ou seja, na concorrência.
Procure fidelizar os clientes, avaliando o seu histórico de pedidos, e personalize promoções para que permaneçam realizando compras recorrentes.
Por fim, é muito importante, para a empresa que trabalha com o sistema delivery, que incentive as avaliações dos seus produtos. Normalmente, o novo possível cliente irá buscar as avaliações dos produtos para depois realizar as compras.
Assim, aposte nos aplicativos de delivery e em tudo que aprendeu no post de hoje para encantar e prender a atenção de seus clientes de longa data e também dos futuros clientes. Use a tecnologia a seu favor!