Como salvar uma entrevista ruim de emprego?
Conseguir salvar uma entrevista ruim de emprego parece algo muito difícil? Bom, na verdade, realmente é difícil. Mas não é impossível.
O recrutador sabe que você poderia estar ansioso no momento da entrevista e, por isso, ele não poderá lhe julgar por conta desse fator. No entanto, está em suas mãos buscar uma nova oportunidade para conversar e desenvolver melhor algum assunto pontual.
Ao longo deste texto, vamos apresentar algumas dicas que podem ajudar nesse sentido. Continue lendo.
Como salvar uma entrevista ruim de emprego?
Para salvar uma entrevista ruim de emprego é necessário estar aberto à aprendizagem que essa entrevista propõe. Isto é, saiba analisar em quais momentos você “deixou a desejar” e o que poderia ter sido melhorado ao longo da sua conversa.
Esse tipo de autoanálise pode lhe ajudar, ainda, a melhorar o seu desempenho em entrevistas futuras. Vale a pena fazer o teste!
Em contrapartida, não use essa análise como uma punição do tipo “como eu pude fazer isso ou dizer aquilo?”, mas sim, saiba analisar como você pode melhorar esses pontos em uma nova oportunidade.
Dito isso, veja agora algumas dicas que podem lhe ajudar a salvar uma entrevista ruim de emprego:
1. Seja sempre sincero
Falou algo errado? Está muito ansioso e esqueceu o que gostaria de apresentar? Respire fundo e seja sincero. Uma entrevista de emprego pode ser um verdadeiro “terror psicológico” para algumas pessoas, e o recrutador sabe disso.
Isso não quer dizer que você seja um colaborador ruim! Existe uma diferença entre nervosismo e falta de comprometimento.
Sendo assim, seja sempre sincero com o seu recrutador. Faça-o compreender que você tem muito a dizer, mas que a circunstância pode estar atrapalhando o seu raciocínio.
2. Não tenha medo de solicitar uma segunda chance
Se você acredita que faltou alguma coisa durante a entrevista, e que essa falta pode prejudicar o seu desempenho perante o avaliador, cogite solicitar uma segunda chance.
Mas cuidado! Não fique justificando e pedindo desculpas de mil formas. Mas sim, solicite a segunda chance com tranquilidade e sinceridade – e esteja pronto para ouvir um “não”.
3. Lembre-se de que ninguém é perfeito e você pode estar em um dia ruim
Ninguém é perfeito e você precisa mentalizar isso. Além disso, quando perceber que a entrevista não está tendo um bom desenvolvimento, ao invés de ficar se culpando mentalmente, lembre-se de que todo mundo pode ter um dia ruim.
Ser mais gentil com você mesmo, durante a entrevista, pode lhe ajudar a se sentir mais calmo e tranquilo diante das perguntas que são dirigidas a você. E essa tranquilidade pode ajudar na hora de apresentar melhor o profissional que você é.
4. Diga que deseja aprofundar determinado assunto em outro momento
Se no fim da entrevista você perceber que se esqueceu de esclarecer melhor um assunto, solicite uma nova oportunidade para se aprofundar em determinado tema.
E ainda, se você quer salvar uma entrevista ruim de emprego que já finalizou, entre em contato por telefone, por exemplo, para fazer essa solicitação gentilmente. Quem sabe você consegue uma nova oportunidade de apresentar um ponto forte seu. 😉