Como saber se vou receber Auxílio Caminhoneiro, no dia 24? Aliás, essa é uma questão muito pertinente. Uma vez que o pagamento da próxima parcela do benefício destinado aos profissionais de carga do Brasil, está se aproximando.
Muitos caminhoneiros fizeram a autodeclaração ou se inscreveram no programa. E agora, resta a dúvida se seus nomes foram incluídos no calendário para pagamento da parcela do mês de Setembro.
Então, se você faz parte dessa categoria, e quer sanar suas dúvidas a respeito desse tema, não deixe de ler até o final para não perder nenhum dado importante.
Auxílio Caminhoneiro, entenda sobre o benefício
Criado pelo Governo Federal, na atual gestão, o Auxílio Caminhoneiro faz parte de um pacote de soluções que visam diminuir os impactos da atual crise econômica que estamos atravessando.
Uma das razões é a situação de calamidade pública que assola o país e no mundo. Outra razão é o recente conflito que se iniciou entre a Rússia e Ucrânia. Desse modo, o Brasil vem vivendo diversas dificuldades no setor econômico.
A hiperinflação e a falta de acompanhamento do salário mínimo, pago aos brasileiros, aumentaram as dificuldades das famílias mais pobres do país.
Dentre todos os impactos causados por essas situações, o aumento do preço dos combustíveis foi um dos que mais ganharam visibilidade. Visto a elevação constante e expressiva do preço do litro da gasolina, do etanol e do diesel.
E foi por conta desses aumentos que o Governo Federal decidiu implantar o Auxílio Caminhoneiro. Aliás, que assim como o Auxílio Taxista, visa auxiliar os brasileiros que precisam dos combustíveis para ganhar a vida.
Como funciona o Auxílio Caminhoneiro?
Como foi criado para diminuir os impactos da elevação expressiva no preço dos combustíveis, para receber o Auxílio Caminhoneiro é preciso ter registro ativo junto a ANTT. Além disso, deve possuir registro no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga, também chamado de RNTR-C.
Esse registro deve constar como ativo até o dia 31 de maio de 2022. Aliás, esse prazo foi estabelecido para evitar inscrições em cima da hora e, também, recebimento indevido das parcelas.
Além disso, para aqueles que não possuem registros de transportes esse ano, será necessário realizar a autodeclaração no Portal Emprega Brasil. Só assim para ter direito ao benefício.
Serão pagos R$ 1000,00 mensalmente para todos os profissionais que se enquadrarem nos pré-requisitos. Essas parcelas irão até dezembro de 2022, quando o programa chegará ao fim.
Calendário de pagamentos do Auxílio Caminhoneiro
O pagamento do Auxílio Caminhoneiro começou em agosto deste ano. Nessa ocasião, as duas primeiras parcelas foram pagas simultaneamente, somando 2 mil reais. A quantia foi creditada nas contas Poupança Social Digital dos profissionais cadastrados até aquele momento.
Dessa forma, os pagamentos seguem dentro do calendário divulgado pelo Ministério da Cidadania. Então, ficou da seguinte forma:
- Dia 9 de agosto de 2022: pagamento da 1ª e 2ª parcela;
- Dia 24 de setembro de 2022: pagamento da 3ª parcela;
- Dia 22 de outubro: pagamento da 4ª parcela;
- Dia 26 de novembro: pagamento da 5ª parcela;
- Dia 17 de dezembro: pagamento da 6ª e última parcela.
Esse mês, o crédito será feito no dia 24 de setembro, e muitos estão querendo saber se irão receber ou não. Agora, veja mais detalhes sobre como consultar seu benefício a seguir.
Como saber se vou receber o benefício dia 24?
Com a aproximação da data do pagamento da 3º parcela do Auxílio Caminhoneiro, muitos trabalhadores de carga estão se perguntando como consultar. E assim, saber se receberão o benefício.
No entanto, essa consulta pode ser feita de forma simples, através do Portal Emprega Brasil. Para isso, acesse a aba “Consulta de Benefício”. Ao confirmar os dados, o cidadão já sabe se receberá a parcela esse mês.
Também é possível consultar a disponibilização do Auxílio através do Caixa Tem e do telefone do Atendimento Caixa ao Cidadão, pelo número 135.
De telefones fixos, a ligação é gratuita. Enquanto, para celulares, a cobrança é o custo de uma ligação local.
Ao completar a ligação, basta selecionar a opção “Auxílio Caminhoneiro”. Logo após, digitar o CPF e confirmar os dados para ouvir os dados de sua solicitação. E assim, confirmar o recebimento da parcela no dia 24 de setembro.
Dessa forma, você já saberá se receberá a parcela do dia 24 do Auxílio Caminhoneiro. Também é possível verificar o status de seu pedido e se é necessária alguma atualização para garantir seu direito.