Como revisar rápido até o ENEM 2023: veja as melhores dicas

Entenda como revisar de forma eficiente e em pouco tempo

O primeiro dia de provas do ENEM 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio) está se aproximando e, dessa maneira, muitos estudantes querem saber como aproveitar o tempo restante para revisar os conteúdos que poderão ser abordados pelas questões.

A boa notícia é que existem algumas estratégias eficazes para revisar o conteúdo de forma eficiente nas semanas que antecedem o ENEM 2023.

Assim, para que você consiga turbinar a sua preparação para o exame, veja as estratégias e dicas que separamos para você sobre como revisar para o ENEM em pouco tempo.

Identifique os seus pontos fracos

Nós sabemos que a prova do ENEM 2023 está se aproximando e que, dessa forma, você precisa de estratégias que te ajudem a maximizar o seu tempo de estudo.

Mas, o primeiro passo para conseguir revisar de forma eficiente e em pouco tempo é identificar as suas áreas de maior dificuldade, ou seja, os seus pontos fracos.

O primeiro dia de provas do ENEM será em poucas semanas e, assim, você não deve tentar revisar todos os conteúdos que poderão ser cobrados pelas questões, uma vez que essa seria uma estratégia errada e pouco eficiente. Ao invés disso, você deve direcionar o foco da sua revisão nos tópicos e disciplinas em que você possui mais dificuldade.

Provas do ENEM
Identifique os seus pontos fracos para revisar para o ENEM 2023 da melhor forma possível. Imagem: D24am/Reprodução

Para identificar quais são os seus pontos fracos que podem ser melhorados, é importante que você faça um simulado da prova do ENEM. Depois de terminar a prova, corrija as questões e observe quais foram os seus erros e, com base nas questões que você errou, elabora um plano de estudos para revisar.

Essa estratégia irá te ajudar a revisar os conteúdos que podem ser cobrados pelo ENEM e que você ainda não domina completamente. Dessa maneira, você irá aproveitar da melhor forma possível o tempo que ainda tem disponível até a prova.

Priorize os resumos

Como o tempo até o dia da prova é limitado, você pode tentar focar a sua revisão em resumos sobre os conteúdos estudados. Tenha em mente que revisar estudando toda a teoria novamente pode ser um processo muito longo e pouco interessante para quem tem pouco tempo disponível até a prova.

Assim, busque priorizar os resumos ao longo da sua revisão. Você pode criar os seus próprios resumos com base no que estudou ou, se preferir, usar resumos que podem ser encontrados na internet, como em sites de cursos pré-vestibular e muitas outras plataformas gratuitas.

Foque nos tópicos de mais peso

Certas disciplinas podem ser mais importantes para a composição da nota final do que outras. A redação, por exemplo, é um dos elementos mais importantes para a pontuação do candidato no ENEM.

Assim, considerando que a prova será aplicada em algumas semanas e o tempo de estudos é limitado, é importante que você foque na redação do ENEM, considerando a importância dessa prova para o cálculo da nota final. Dessa maneira, aproveite o tempo disponível para revisar a estrutura da redação do ENEM, as cinco competências, alguns repertórios estratégicos, etc.

O mesmo é válido para a prova de Matemática e suas Tecnologias, extremamente importante para a composição da pontuação final. Não deixe de revisar os assuntos mais cobrados nessa prova e também os tópicos de matemática que forem mais difíceis para você.

Crie metas de revisão realistas

Tenha em mente que você deve aproveitar todo o tempo restante até o dia da prova. Assim, é fundamental que você crie um plano de estudos realista e que leve em consideração o tempo disponível até a prova.

Não tente criar metas que não possam ser concluídas: calcule o tempo disponível até o dia do exame e divida os seus dias de estudo para revisar os conteúdos até a prova. Assim, você poderá revisar da melhor forma possível.

Comentários estão fechados.