Como resolver exigências do INSS pela internet após notificação?
Até ontem, INSS havia notificado 625 mil segurados por telefone ou SMS
Em julho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a notificar contribuintes que pediram benefícios, mas precisavam cumprir exigências. Na última segunda-feira, 10 de agosto, foi divulgado que, até agora, 625 mil segurados haviam sido notificados. O contato acontece por mensagem de texto no celular (SMS) ou telefone. A necessidade de cumprir exigências também pode ser visualizada no app Meu INSS.
Em algumas situações, a demora para receber benefício previdenciário pode estar ligada a uma exigência. Nesses casos, é necessário enviar documentação ou informação complementar para que o processo volte a ter andamento.
Ao todo, há 861 mil requerimentos que foram analisados pelo INSS e precisam de alguma ação do segurado. Já que as agências estão fechadas, o processo deve ser corrigido pelo site ou aplicativo. Os comunicados podem ser vistos por meio de SMS, e-mail ou no Meu INSS, seja o site gov.br/meuinss ou o aplicativo.
Para resolver a pendência online, entre no Meu INSS, seguido de “Agendamentos / solicitações”. Localize o processo em exigência e clique na lupa. Vá em “Cumprir exigência” e “Anexar arquivo”. Clique em “Anexar” e escolha o que será anexado quantas vezes for necessário. Aperte em “Confirmar”. Em “Responda aqui”, escreva possíveis esclarecimentos sobre a exigência. Por fim, clique em “Enviar”.