Como reduzir os danos ocupacionais de estudar em casa?

A pandemia fez com que centenas de estudantes tivessem que transferir suas demandas para casa, visto que a mobilidade foi parcialmente interrompida. Nesse período de quarentena, muitas instituições adotam o home office e o EaD como uma medida preventiva. Porém, passar horas na frente do computador pode resultar em sérios problemas de saúde. Por isso, além de se preocupar com as tarefas, é preciso também ter atenção a outros aspectos fundamentais. 

É necessário avaliar os suportes disponíveis, as condições e a organização do ambiente de estudo, o tipo de assento e o mobiliário do local. A má postura pode provocar dores musculares, dores de cabeça e até resultar em doenças mais graves. Portanto, um ambiente de estudos confortável é dispensável.

Como reduzir os danos?

Em primeiro lugar, providencie uma cadeira que se ajuste a sua altura e tenha apoio para a coluna, Isso vai ajudar a manter os pés e coxas devidamente paralelos ao chão e assim evitar dores na coluna.

Escolha uma mesa que tenha espaço adequado para as pernas, e se possível um descanso de pulso. Mantenha objetos de estudo por perto de modo que você possa alcançar qualquer material que precise mesmo estando sentado.

Coloque o monitor a cerca de um braço de distância do seu corpo, logo atrás do teclado, com parte superior da tela na direção dos olhos. Se você usa óculos ou lente, ajuste para a posição em que for mais confortável para sua visão. Lembre-se de escolher um local arejado e luminoso.

Por fim, tenha atenção ao uso do mouse, posicione-o de modo que seus punhos fiquem retos. Faça uso dos atalhos do teclado para evitar a exposição excessiva as ferramentas. Outra dica é alternar com certa frequência a mão que costuma usar o mouse. Se a sua tarefa envolve ficar longas horas sentado, se certifique de que seu posto de estudo esteja adaptado a esta posição.

E aí? Curtiu as nossas dicas? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui e confira cursos online.
Leia ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.