Finanças

Como proteger app de banco no celular? Veja dicas para não cair em ciladas

Com a introdução de serviços de pagamento, como o PIX, e a modernização dos aplicativos bancários, o uso dos celulares para transações bancárias é cada vez mais comum no país. Nesse caso, é importante saber como proteger app de banco no celular e evitar diversos golpes, como no caso de furto ou roubo. Saiba mais detalhes na matéria deste sábado (25) no Notícias Concursos.

Compilamos dicas incríveis sobre os cuidados necessários, além de explicar o que você pode fazer em caso de fraude e invasão de aparelho após o roubo de um aparelho celular. Assim, terá como proteger app de banco no celular sem maiores preocupações.

Assim, leia: Cartão pré-pago é uma solução para quem não consegue ser aprovado de outra forma? Entenda

5 dicas de como proteger app de banco no celular

Com a evolução tecnológica, acaba trazendo novos riscos associados à aplicação de algoritmos e inteligência artificial. Além disso, o aumento no uso dos aplicativos exige que bancos e instituições financeiras reconsiderem aspectos anteriormente bem definidos de ética, segurança e conformidade.

1.Bandidos roubando o celular

Atualmente, as ações de bandidos que roubam telefones e conseguem invadir contas bancárias digitais deixam os usuários atentos, com medo de usar seus aparelhos na rua. Nesse caso, o furto ocorre quando se retira o celular da vítima, geralmente distraída, desbloqueando o aparelho, facilitando o acesso aos aplicativos instalados.

Para este caso, faça senhas fortes, tais como as senhas de desbloqueio do telefone como PINs. Além disso, ative a biometria e Face ID, pois essas são as primeiras barreiras de segurança fornecida pelo aparelho. Sem contar que são barreiras de segurança importantes para proteger o usuário.

Então, confira: Quer aumentar score? Conheça algumas dicas para ter uma ótima pontuação

2.Tenha uma senha forte individual por aplicativo

É importante que os usuários não usem a mesma senha para acessar contas diferentes, pois as medidas de segurança vão além das barreiras citadas acima. Na verdade, deve-se criar uma senha para cada site e aplicativo, composta por números, letras e símbolos. Além disso, ela não pode estar vinculada a informações pessoais como data de nascimento e nome da mãe.

3.Habilite o duplo fator de autenticidade

Também é importante habilitar a autenticação de dois fatores em todos os aplicativos bancários. Portanto, para acessar as informações do aplicativo, são necessárias várias etapas de verificação, o que dificulta o acesso de terceiros não autorizados.

Como proteger app de banco no celular? Veja dicas para não cair em ciladas – Canva Pro

4.Evite Wi-Fi público

Os usuários também devem evitar o uso de wi-fi público. Isso porque essa prática dá a milhares de pessoas acesso aos mais diversos dados disponíveis em seus dispositivos.

5.Não compartilhe códigos de verificação que chegam via SMS

Por fim, especialistas apontam que bancos e instituições financeiras nunca fazem solicitações de pagamento por telefone. Portanto, tenha muito cuidado ao receber códigos de verificação que chegam via SMS.

O que fazer quando seu aplicativo bancário for hackeado?

As medidas de segurança são importantes para proteger os aplicativos bancários. No entanto, caso um usuário ainda sofra invasão de aplicativo bancário ou informações pessoais sejam roubadas, destacamos as ações que se pode realizar após um ataque:

Em caso de perda, é importante entrar em contato imediatamente com a operadora ou banco responsável pela verificação de contatos e vazamento de informações. Além disso, tem que excluir os dados remotamente do dispositivo o mais rápido possível. Deve-se entrar em contato com as autoridades, denunciando o ocorrido para ter como proteger app de banco no celular.

Portanto, veja: Aprenda como atualizar CPF e aumentar score: conheça as vantagens