A pitaya é uma fruta que vem de uma espécie diferentes de cacto. Plantar pitaya, além de deixar sua casa bonita, ainda tem o bônus de poder aproveitar as frutas, já que estão caras no supermercado. Além disso, elas possuem nutrientes que são excelentes para a saúde. Por isso, hoje, vamos ensinar como plantar pitaya em casa sem erros.
Sobre a pitaya
A pitaya é uma fruta que adora o sol e é chamada de fruta-do-dragão, por ser parecida com os ovos de dragão (animal mítico), que são coloridos e com escamas.
Essa fruta está começando a cair no gosto dos brasileiros, pois a sua comercialização se difundiu no Brasil há pouco tempo. Normalmente, a pitaya é consumida in natura ou em cremes congelados.
Pesquisadores brasileiros já há muito tempo estão pesquisando as espécies de pitaya que podem ser desenvolvidas no Brasil. Sendo assim, já encontraram espécies nativas na Bahia e no Rio de Janeiro.
As pitayas produzidas e comercializadas no Brasil, são aquelas que têm a polpa cor de rosa ou branca. Já a espécie de polpa amarela, é produzida na Colômbia, pois a planta não se adapta ao clima brasileiro.
Entre os nutrientes encontrados na pitaya, tem-se: fósforo, cálcio, ferro, vitaminas B1, B2, B3 e C.
Como plantar a pitaya em casa?
Com todos os nutrientes que a pitaya possui, vale a pena investir no plantio da fruta em casa, pois, além de ser uma planta linda, você ainda vai economizar. Saiba que a fruta pode ser plantada em um local no jardim ou, ainda, em vasos nos apartamentos. Por isso, não tem desculpa: vamos plantar pitaya!
Para saber como cultivar a pitaya, é preciso antes descobrir como obter as mudas desses cactos, que podem ser conseguidos a partir de sementes ou de estacas:
A partir de sementes
Retire as sementes da fruta madura, lave em água corrente para eliminar toda a polpa da superfície da semente e coloque na terra em um vaso, ou em uma jardineira. Não esqueça de adubar bem o solo antes de colocar as sementes.
A jardineira precisa ficar em um lugar que receba luz indireta, mas com bastante claridade. Regue as mudas todos os dias, mas em pouca quantidade, pois a terra precisa estar úmida.
A partir de 8 a 12 dias, a germinação começa a acontecer. Mas, para realizar o transplante, é preciso de no mínimo 5 meses.
A partir de estacas
Para usar esta forma de muda de pitaya, você precisa comprar um pé da mesma em uma floricultura, já na fase adulta. Para isso, escolha uma planta que esteja bem rígida e com cor bem viva. Plante o cacto adulto apoiado em uma estaca de madeira.
Mantenha a terra sempre úmida e com pouca iluminação natural, mas com bastante claridade.
Local de plantio definitivo da pitaya
A planta gosta de lugares externos, mas, se não for possível, escolha um local bem iluminado, arejado e com incidência de sol direta.
Considere deixar um espaço livre para que a planta cresça até 1 metro de altura, pois quando está na fase de produzir os frutos, os galhos ficam pesados e se curvam para o chão.
É um espetáculo único!
Plantando pitaya no vaso
A pitaya plantada em vaso fica muito linda, portanto reserve um espaço especial para este plantio em seu apartamento ou casa. Dessa forma, você também pode usá-la como decoração do ambiente.
Escolha um vaso pesado e fundo para fazer o plantio da muda. Tenha certeza de que a drenagem do vaso esteja perfeita e a adubação tenha sido feita.
O momento da floração do cacto é maravilhoso, pois os galhos começam a virar para baixo a partir do momento em que a planta começa a dar frutos. É uma planta lindíssima.
Para plantar a pitaya vamos repetir os cuidados mais importantes:
- Mantenha regas constantes, mas em pouca quantidade durante os primeiros meses e na germinação. Depois da planta adulta, ela sobrevive bem aos períodos de seca, afinal é da família das cactáceas, e acumulam água no seu interior;
- Mantenha o local de plantio bem iluminado, com luz direta.
Por fim, agora que você aprendeu como plantar pitaya, basta desfrutar da beleza natural dessa planta em sua casa. Assim, além de colher seus frutos, você vai aproveitar os benefícios para a saúde. Plantar pitaya em casa é tudo de bom!
E vale um alerta final! Se você nunca experimentou a fruta, teste sua combinação com receitas especiais, ou prove como sobremesa, suco e misturas com iogurtes, por exemplo. O que vale é ampliar o paladar e ainda cuidar da saúde!