O processo seletivo CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais) tem gerado muitas dúvidas aos concurseiros, principalmente, no que se refere ao processo de inscrição.
Ao todo são 100 vagas para estudantes de nível técnico e superior.
Sobre o processo seletivo Cemig
A Cemig está oferecendo novas oportunidades de emprego em diversos municípios de Minas Gerais, e o prazo para a submissão de candidaturas se estende até o final do mês de outubro.
As vagas disponíveis neste novo processo seletivo da Cemig estão distribuídas por diferentes cidades do estado, incluindo:
- Belo Horizonte, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Passos, Pouso Alegre e Uberlândia. Vale ressaltar que em Governador Valadares, as oportunidades se destinam aos cursos técnicos em eletrotécnica e eletroeletrônica.
Cursos processo seletivo CEMIG
Os estudantes do processo seletivo Cemig destes cursos poderão se inscrever:
- Administração, Administração Pública, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Ciências da Computação, Ciências do Estado,
- Design Gráfico, Direito, Eletroeletrônica, Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica – Habilitação em Energia,
- Engenharia Elétrica – Sistemas de Potência, Engenharia Elétrica – Telecomunicações, Engenharia Elétrica e Eletrônica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Computação,
- Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Software, Engenharia de Telecomunicações, Estatística, Gestão Pública, Jornalismo, Matematica Computacional, Matematica Industrial, Publicidade e Propaganda,
- Relações Públicas, Sistemas de Informação, Técnico em Edificações, Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Eletrônica, Técnico em Mecatrônica e Técnico em Mecânica.
A jornada de trabalho prevista para os candidatos selecionados é de quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira, totalizando 20 horas semanais.
A Cemig informa que os aprovados neste processo seletivo receberão uma bolsa de complementação escolar.
Os valores estipulados são de 1,2 salário-mínimo para estudantes de nível superior e um salário-mínimo para aqueles que estão cursando nível técnico. Além disso, os selecionados terão direito a benefícios como vale-transporte.
Como será a seleção do processo seletivo Cemig
A seleção dos candidatos passará por um processo dividido em três etapas distintas. A primeira fase, de caráter eliminatório, envolverá a aplicação de uma prova online, abrangendo questões relacionadas a português, conhecimentos gerais e atualidades.
A segunda etapa, de natureza classificatória, requer que os candidatos escolham a vaga de seu interesse e, posteriormente, submetam seus históricos escolares para análise. Todos os estudantes que obtiverem êxito na prova online deverão se candidatar a uma das vagas disponíveis, indicando sua média escolar.
Por fim, a terceira etapa, de caráter eliminatório, consistirá em entrevistas técnicas conduzidas por gestores da Cemig. Essas entrevistas visam avaliar as habilidades e qualificações dos candidatos de maneira mais aprofundada.
Como se inscrever processo seletivo Cemig
Os interessados poderão se inscrever até o dia 27 de outubro no site da Agência de Integração Empresa Escola (Agiel), clicando aqui.
O estágio está programado para começar em fevereiro de 2024 e será concluído em dezembro do mesmo ano.
Sobre o Cemig
A Cemig, ou Companhia Energética de Minas Gerais, é uma das principais empresas do setor de energia elétrica no Brasil. Fundada em 1952, a Cemig tem sede em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, e é uma das maiores concessionárias de distribuição de energia elétrica do país.
A empresa atua em várias áreas do setor elétrico, incluindo geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Ela é responsável por fornecer eletricidade para grande parte do estado de Minas Gerais, atendendo milhões de consumidores, desde residências até indústrias e comércios.