Qual é exatamente a chave para o sucesso de uma rede de franquias? Uma das prováveis respostas a esta pergunta, é a padronização por permitir que todos os locais ofereçam consistentemente o alto desempenho e a qualidade esperados da marca. Por isso que hoje, esclareceremos como padronizar uma rede de franquias.
Mas não pense que esta atividade é fácil. Se você quiser fazer isso corretamente, é melhor contratar uma empresa de consultoria para ajudá-lo. Além disso, uma consultoria pode tornar muito mais simples identificar problemas e implementar correções, bem como aprofundar o potencial da empresa.
Como padronizar uma rede de franquias?
Para padronizar uma franquia, é preciso seguir alguns passos importantes e decisivos, para tornar o processo mais seguro e eficiente. Por isso que indicaremos algumas ações necessárias de serem desenvolvidas na franquia, para o processo de padronização:
Invista em treinamento constante com os franqueados
O treinamento é essencial para uma padronização efetiva da franquia, por possibilitar ajustar os processos às mudanças de mercado.
Uma empresa que se preocupa em manter um padrão operacional consistente deve treinar seus franqueados da mesma forma ou semelhantemente. E a melhor maneira de garantir que todos saibam, é indicar qual caminho seguir.
É fundamental ensinar a cultura da empresa aos novos franqueados e relembrar aos veteranos dessa cultura para que a padronização não aconteça de uma só vez. Isso facilita a repetição de processos em todos os departamentos.
O treinamento também ajuda na prevenção de diferenças de qualidade entre diferentes unidades. Assim, a empresa obtém notas altas no departamento de fidelidade do cliente se fornecer uma experiência consistente em todos os seus locais.
Procure utilizar a tecnologia a favor da padronização
A tecnologia é extremamente útil na busca por padronizar ações e aumentar a produtividade.
Exemplo disso seria um extranet, ideal para a distribuição de informações específicas da empresa e permite o acesso apenas a usuários autorizados.
Portanto, sempre que uma ferramenta útil é descoberta, é crucial incorporá-la ao processo operacional e tornar seu uso obrigatório para garantir maior padronização.
Estabeleça estratégias a longo prazo
O objetivo das estratégias de longo prazo é padronizar as operações de franquia para não serem uma vitória rápida. Uma abordagem é ter fatores organizacionais claramente definidos. É importante para entender os resultados do negócio, mas a expansão da franquia deve ser o foco principal.
Por exemplo, pode haver problemas com a padronização se uma unidade for significativamente mais lucrativa do que outra. A ideia é que, apesar de os locais serem únicos, não deve haver um grande intervalo entre eles.
Este fator afeta significativamente o próprio procedimento de crescimento. Quando as unidades existentes estão passando por dificuldades devido à falta de padronização, pode ser difícil pensar em expansão. Nesse sentido, a necessidade de prestar assistência aos franqueados torna-se significativamente mais desafiadora na ausência de procedimentos padronizados.
Ofereça todo o suporte necessário, mesmo que pareça insignificante
A qualidade das unidades depende do nível de apoio que recebem. Se caso a franqueadora não seja facilmente acessível, isso provavelmente levará as pessoas a resolverem emergências de suas próprias maneiras.
Se a rede não estiver alinhada corretamente, ela não funcionará. Quando uma franquia possui um sistema de suporte sólido, como uma equipe de suporte dedicada, os clientes podem ter certeza de que os serviços que recebem serão executados conforme as melhores práticas do setor.
É natural surgirem dúvidas, não importa a frequência com que você treina. Principalmente no que diz respeito a imprevistos, que podem surgir em qualquer tipo de negócio.
Enquanto em uma estrutura de negócios diferente o empreendedor estaria por conta própria, em uma franquia eles conseguem aproveitar o conhecimento e a experiência do franqueador para elaborar um plano de ação mutuamente benéfico.
Essa também é uma forma de aproximar o franqueado da matriz, buscando preservar os valores e princípios da marca. A força desse relacionamento decorre de uma comunicação interna eficaz.
Crie um manual de franquia
Os fatores fundamentais de uma padronização de franquia, incluem a consistência do franqueado na leitura e utilização do material. Além da devida atualização feita pela franqueadora. Os manuais de franquia precisam se tornar mais do que apenas uma coleção de fatos e números.
Você seria muito enganado se pensasse que o manual é um livro de regras. Embora o formato tradicional ainda esteja em uso, há uma demanda crescente por conteúdo mais envolvente. Principalmente do ponto de vista interativo, priorizando o acesso rápido por meio do uso de elementos como vídeos e infográficos.