Os meios de pagamento, como o restante da nossa sociedade, foram evoluindo ao longo do tempo. Assim, passando de sua forma rudimentar – o escambo (troca) na época do descobrimento do nosso país – para meios modernos, convenientes, tecnologicamente avançados e digitais como o PIX que usamos hoje. Por isso que hoje, nós vamos indicar como otimizar formas de pagamento para clientes em 2023.
Os métodos de pagamento, como outras tecnologias, têm uma vida útil. Alguns estão se tornando menos comuns, como o cheque, que está caindo em desuso em alguns tipos de negócios, mas já foi amplamente utilizado.
As formas de pagamento para clientes têm acompanhado estas mudanças?
Os sistemas de pagamento atuais precisam ir muito além de fazer meramente o controle das entradas e saídas. Na verdade, os serviços de Internet avançaram a tal ponto que praticamente qualquer combinação deles pode tornar um programa de pagamento mais atraente e abrangente.
Outro detalhe importante é que muitas vezes o sistema de pagamentos está situado em locais com grande volume de compras. Por isso, a agilidade é um componente crucial no atendimento ao cliente.
Desse modo, o sistema de pagamento para os clientes deve ser rápido e proporcionar uma experiência positiva tanto para funcionários quanto para clientes.
O que configura uma boa forma de pagamento?
Uma boa forma de pagamento estará atualizada em termos de tecnologia e capaz de acomodar os diversos métodos de pagamento em uso hoje.
Para lidar com várias situações de negócios, ele precisa ser rápido e dinâmico. Além disso, sua natureza baseada na web, permite o seu acesso seja feito por uma variedade de dispositivos com nada mais que um navegador da web. Aliás, é um recurso que deve diferenciá-lo na era moderna.
Uma forma de pagamento eficaz também permitirá a integração direta com o ERP da empresa, resultando em gerenciamento de fluxo de caixa mais rígido, operações financeiras mais suaves e conjuntos de dados pré preenchidos úteis para contabilidade.
Como otimizar as formas de pagamento para clientes?
Um comprador individual hoje tem inúmeras opções de como pagar por bens e serviços. Assim, cada empresa decide por si mesma como lidará com as transações financeiras, mas vale a pena notar que quanto mais diversos forem os métodos de pagamento aceitos, melhor. Pois, é maior a probabilidade de que os clientes e os negócios se materializem, aumentando os resultados da empresa.
Aqui, estão alguns exemplos de métodos de pagamento que podem ser ofertados aos clientes, otimizando o processo de compra:
Cheque
Apesar de cair em desuso, um cheque (ordem de pagamento) ainda é um método legítimo de pagamento. Os bancos tradicionais ainda podem fazer e aceitar pagamentos desse tipo, ao contrário das instituições financeiras digitais.
Boleto
Este é um dos métodos de pagamento mais comuns no Brasil. Em comparação com outras formas, a segurança do boleto e a facilidade de retirada são vantagens inquestionáveis. Porém, o fato de que os reembolsos podem levar até dois dias para serem processados ??é definitivamente um ponto negativo.
PIX
Este método de transferência eletrônica é de ponta e extremamente rápido, permitindo a execução instantânea mesmo em dias não úteis. A falta de uma lei específica para a cobrança judicial é atualmente uma desvantagem do PIX. Outra desvantagem é que se a cobrança for feita erroneamente, o negócio dependerá exclusivamente da boa vontade do cliente para devolver a quantia.
Dinheiro
Apesar da ascensão dos métodos de pagamento digital, a moeda física ainda é amplamente utilizada, especialmente entre os consumidores mais velhos. Porém, tem a desvantagem de exigir a presença física no local para efetuar o pagamento e normalmente resultar em um valor de troco que deve ser disponibilizado pelo credor.
Cartão de crédito e débito
Os cartões de pagamento são outra opção conveniente e amplamente utilizada no Brasil. Enquanto a opção de débito transfere dinheiro diretamente da conta do cliente para a do comerciante, a opção de crédito geralmente permite a distribuição de fundos por um período mais longo.
Quão crucial é a sua forma de pagamento para o seu cliente?
O sistema de pagamento é integrado ao atendimento ao cliente. Dessa forma, melhora a qualidade geral da experiência do cliente dentro de uma empresa.
Assim, gastar dinheiro em uma forma de pagamento confiável é um dinheiro bem gasto porque melhora o serviço em todos os aspectos.
Para otimizar formas de pagamento para clientes em 2023, procure oferecer as melhores maneiras, e assim, garantir que o cliente tenha uma excelente experiência com a sua empresa.