Como os outros apps de mensageria são usados no Brasil
Apesar da força do WhatsApp, não existe só ele de opção para os brasileiros e pesquisa mostrou como é a adoção de Telegram e Signal por aqui
O Telegram aumentou o engajamento com seus usuários, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil. Seis meses atrás, 21% da sua base abria o app todo dia, e agora são 32%. No entanto, a penetração do aplicativo na base brasileira de smartphones aumentou apenas um ponto percentual em seis meses, chegando a 66%. A variação está dentro da margem de erro, o que confirma sua estagnação, depois de um crescimento contínuo entre janeiro de 2019 e agosto de 2022.
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A predominância masculina chama a atenção: 39% dos homens que usam Telegram abrem o app diariamente, ante 27% das mulheres. Por faixa etária, o hábito é mais comum no grupo de 30 a 49 anos (35%), enquanto aqueles com 16 a 29 anos (28%) e com 50 anos ou mais (32%) abrem o app com menos frequência.
Também foram observadas quedas no uso de determinados recursos do Telegram nos seis meses, como participação em canais, cuja utilização caiu de 61% para 57% da base de usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês) do app. A proporção que usa chamadas de voz, por sua vez, diminuiu de 19% para 13%. E a de videochamadas baixou de 15% para 12%.
Canais são o grande diferencial
Um dos grandes diferenciais do Telegram frente ao WhatsApp é o recurso de canais, que permite a criação de um espaço para a distribuição de conteúdo para uma audiência ilimitada – diferentemente do que acontece dentro dos grupos de conversas, que têm limites de participantes.
O WhatsApp já lançou um recurso bem parecido, o que pode ser uma ameaça para o Telegram. De acordo com esta pesquisa, que foi feita antes dos canais chegarem no WhatsApp do Brasil, finanças e notícias são os temas mais populares no Telegram: 61% dos usuários do Telegram que utilizam esse recurso estão dentro de canais de finanças e 40%, de notícias. Os canais de política, celebridades e religião apresentam proporções bem menores: 19%, 19% e 17%, respectivamente.
Apenas metade dos usuários do Telegram conversam com marcas e empresas pelo app. A principal finalidade é obter informações e tirar dúvidas. Em comparação com a pesquisa anterior caiu de 52% para 46% a proporção que enxerga o Telegram como um canal adequado para compra de produtos e serviços, e de 67% para 61% a que aprova o recebimento de promoções através dele.
Signal é ainda mais usado
O Signal foi o app de mensageria com o maior aumento de engajamento nos últimos seis meses, dentre aqueles acompanhados por esta pesquisa. Embora sua penetração tenha se mantido estável (12%), subiu de 17% para 39% a proporção dos seus usuários que declaram abri-lo diariamente.
Somando-se àqueles que afirmam utilizá-lo “quase todo dia”, o percentual saltou de 28% para 57%, ou seja, mais que dobrou. Essa soma é batizada de “grau de fidelidade” nesta pesquisa, por se entender que quem abrem um app todo dia ou quase todo dia é um usuário fiel, que dificilmente vai desinstalá-lo.
Ao mesmo tempo, a soma de usuários do Signal que nunca ou quase nunca abrem o app caiu de 39% para 19% em seis meses. Este é o grupo de usuários com maior propensão a desinstalar o app.
Todavia, cabe apontar que o Signal registrou queda no uso de diversos recursos multimídia. A proporção dos seus usuários que realizam chamadas de voz dentro do Signal caiu de 37% para 27%, e a que fazem videochamadas baixou de 33% para 22%.
Metodologia da pesquisa
A Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil é uma pesquisa independente produzida por uma parceria entre o site de notícias Mobile Time e a empresa de soluções de pesquisas Opinion Box.
Nesta edição foram entrevistados 2.040 brasileiros com mais de 16 anos de idade que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica desse grupo. As entrevistas foram feitas on-line entre 12 e 24 de julho de 2023. Esta pesquisa tem validade estatística, com margem de erro de 2,1 pontos percentuais e grau de confiança de 95%.