Profissionais de diversas áreas podem ter residência fixa nos Estados Unidos e obter o tão sonhado green card por meio da qualificação profissional de destaque em suas áreas de atuação.
Residir e estudar fora é um sonho possível para qualquer brasileiro e existem várias categorias de vistos para profissionais que dão essa oportunidade sem precisar de uma oferta de emprego em uma empresa norte-americana.
A saber, os vistos EB1 e EB2 NIW, são concedidos para os profissionais com boa experiência em suas áreas de conhecimento.
Além disso, precisam de habilitação e experiência comprovadas, assim como um histórico de contribuições e reconhecimento ao longo de suas carreiras.
Se você quer saber tudo sobre conseguir um green card para estudar fora, acompanhe o restante do artigo e fique por dentro!
3 passos para obter green card para estudar fora
O primeiro passo é a entrega ao USCIS (United States Citizenship and Immigration Services) um dossiê com as comprovações de mérito, que pode aprovar, exigir mais informações ou até mesmo negar o pedido.
O segundo passo, o NVS (National Visa Center) solicita mais documentos pessoais, antecedentes criminais e exames médicos com um profissional credenciado.
O terceiro e último passo, será uma entrevista no consulado americano, para pessoa ter um contato direto com o representando do país.
Subcategorias
São três subcategorias para a petição EB-1; são elas:
- EB-1A, para profissionais com habilidades extraordinárias;
- EB-1B, para professores e pesquisadores de destaque;
- EB-1C, para executivos internacionais.
No EB-2 NIW se encaixam profissionais de vários setores, mas que possuem um grau avançado de estudos:
- Graduação;
- Pós-graduação
- Mestrado
- Doutorado
Além disso, o profissional deverá ter comprovadamente 5 anos de experiência.
Em síntese, pessoas que tenham habilidade excepcional na sua área de atuação, também devem atestar que seus trabalhos podem colaborar com a economia, cultura ou educação nos Estados Unidos.
Aliás para qualquer uma dessas categorias, reunir antecipadamente documentos que certifiquem as qualificações é fundamental.
Ademais, se o profissional for membro de associações e participar ativamente da sua área de atuação, assim como ganhar prêmios aumentam a elegibilidade para o visto.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre como obter green card?
Não deixe de ler também – Saiba como estudar nos Estados Unidos com bolsa integral.