Como memorizar o conteúdo estudado: 4 dicas!

Como memorizar o conteúdo estudado: confira as dicas!

Todos nós sabemos que as provas de vestibulares, concursos e vestibulares militares esperam que o candidato memorize uma série de conteúdos que serão abordados nas questões.

Dessa maneira, é fundamental que você memorize aquilo que estuda. Porém, alguns estudantes passam horas seguidas estudando e, no fim do dia, não conseguem se lembrar de praticamente nada. 

Assim, o artigo de hoje trouxe algumas dicas e técnicas para que você consiga memorizar o conteúdo estudado.

Como memorizar o conteúdo estudado: Resumos 

O ato de fazer resumos é muito eficaz na fixação de conteúdos, principalmente aqueles das matérias de humanas.

Porém, devemos destacar que, para ser eficiente, o seu resumo deve ser feito com as suas próprias palavras. Assim, evite copiar resumos prontos que estão disponíveis na internet. 

Existem diversas maneiras de se resumir um tópico. Por exemplo, podemos citar o tradicional resumo feito em papel e o mapa mental. 

Como memorizar o conteúdo estudado: Ensine

Uma técnica muito eficiente para fixar o conteúdo estudado é ensinar os principais tópicos daquela matéria para alguma pessoa. Essa pessoa pode ser tanto um amigo, como um irmão ou, até mesmo, um colega de sala. O importante é que você se sinta à vontade para explicar aquilo que foi estudado. 

Como memorizar o conteúdo estudado: Exercícios

A técnica de ler a teoria de determinada disciplina por horas seguidas se mostra ineficiente se você não colocar em prática aquilo que leu: e é justamente por isso que os exercícios são extremamente necessários.

Inclua sempre listas de exercícios nos seus estudos. Responder questões sobre aquilo que foi estudado fará com que o seu cérebro realmente fixe a matéria. Além disso, lembre-se de realizar simulados com frequência (por exemplo: um vez por semana), uma vez que, ao realizar uma dessas simulações, você estará, automaticamente, colocando em prática aquilo que estudou. 

Como memorizar o conteúdo estudado: Erros

Quando você estiver estudando por meio de exercícios ou de simulados, é fundamental que você se lembre de, ao final da questão/prova, corrigir os seus erros.

Isso porque, nosso cérebro tende a fixar o conteúdo do exercício que você respondeu de forma equivocada. Assim, se em determinada prova você se esqueceu da data de início do Primeiro Reinado, ao corrigir essa questão, você certamente irá fixar a resposta certa. 

Você também pode aliar essa estratégia à existência de um “caderno de erros”. Nele, você deverá escrever as respostas corretas das questões que você errou em algum momento dos seus estudos. O objetivo é que você leia com certa frequência esse caderno para fixar o conteúdo e não errar mais. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.