Durante a época de temperaturas mais altas no Brasil, quem não tem ar-condicionado precisa aprender como melhorar o calor em casa de forma simples. Afinal, existem algumas ações que podem tornar sua residência cada vez mais adaptada para esse tempo.
Por isso, se você está sofrendo com as altas temperaturas no ambiente, não deixe de conferir esse conteúdo até o final. Assim, é possível seguir algumas dicas importantes para aliviar a onda quente e não sofrer tanto com seus efeitos.
Estados registram pico de temperatura anual
A onda de calor chegou com tudo, e está causando muito incômodo para os moradores de vários estados. Nesta semana, o Rio de Janeiro registrou temperaturas altíssimas, inclusive chegando à sensação térmica de 52 graus.
O motivo é o fenômeno chamado El Niño, que causa aumento de temperatura e torna o cenário atípico para o clima. No Brasil, apesar de tradicionalmente termos altas variações durante o verão, a situação se encontra fora dos precedentes.
Leia mais: Calor e trabalho: entenda seus direitos!
Dicas para aprender como melhorar o calor em casa
Então, para te ajudar a melhorar o ambiente dentro de casa, separamos algumas dicas úteis que irão aliviar a temperatura. Porém, vale a pena lembrar que nem todas elas podem ser possíveis, dependendo da disposição e estrutura de sua residência.
1.Mantenha a hidratação em dia
A dica mais importante para aprender como melhorar o calor em casa é manter a hidratação em dia. Os piores efeitos das altas temperaturas causam desidratação e a perda de líquidos corporais, então lembre de repor tudo aquilo que perder ao longo do dia.
A indicação é tomar 2 litros de água no mínimo, em períodos normais. No caso de estações mais quentes, a quantidade deve ser um pouco maior, variando de acordo com o peso de cada pessoa. Mesmo com as variações, a água é sua melhor amiga nessa hora.
2.Ventilação no ambiente – como melhorar o calor em casa
Incluir o uso de ventiladores e umidificadores pode ajudar a melhora a temperatura. Alguns deles são portáteis, e você consegue alocar em diferentes cômodos, principalmente onde estiver na hora que a temperatura alta bater.
Porém, é sempre importante colocar seus ventiladores em pontos estratégicos da casa, garantindo uma ambientação melhor. Portanto, aproveite pontos mais altos, onde a temperatura é mais baixa e ele irá refrescar o local.
3.Desligue os aparelhos que não estiver usando
Alguns aparelhos que consomem energia elétrica podem causar o aumento de temperatura local (além do gasto na conta de luz). Separamos os três principais, que podem pior e muito a sensação térmica em sua casa:
- Geladeiras (por conta do motor);
- Computadores (por conta dos componentes físicos);
- Fogões (durante o preparo de refeições, por conta da chama).
Assim, o uso desse tipo de equipamento pode acabar causando um aumento de temperatura local. Lembre de manter próximo à correntes de ar e ambientes mais abertos (no caso dos computadores, o aumento da temperatura causa danos ao equipamento).
4.Cuidado com horários de pico – como melhorar o calor em casa
Outra dica importante é tomar cuidado com os horários de pico de sol e calor. Em algumas residências, essas partes do dia podem ser de incidência maior de sol nas paredes e nas janelas, deixando o cômodo muito mais quente.
Portanto, é nessas horas em que você precisa aplicar alguns métodos para diminuir a temperatura. Por exemplo, pode ligar o ventilador, ou mesmo abrir as janelas para que o ar possa circular e minimizar os efeitos do sol intenso.
Ainda, evite cozinhar durante os horários de calor mais intenso. O uso do fogão pode ajudar a esquentar ainda mais o ambiente. Pode ser uma estratégia que altere sua rotina, mas a melhor alternativa é fazer suas refeições durante a manhã.
5.Evite acúmulo de móveis
Ainda, o acúmulo de móveis no ambiente também pode prejudicar na hora de manter sua casa mais fresca. Afinal, acabam atrapalhando na passagem de correntes de ar nos cômodos, evitando que a circulação diminua o calor.
Portanto, mantenha sempre corredores de ar dentro da residência, para melhorar o calor. Se puder, deixe portas e janelas sempre abertas para que o fluxo possa entrar e levar as correntes mais quentes embora.
Leia também: Sensação térmica de mais de 52 graus? Entenda a nova Onda de Calor
6.Improvise com o ventilador – como melhorar o calor em casa
Colocar uma caixa com gelo atrás do ventilador também pode ajudar a refrescar (e muito) o ambiente. Normalmente, esses equipamentos funcionam puxando o ar da parte de trás e espalhando pelo local. Se você colocar em locais quentes, é esse ar que ia para o local.
Por isso, você pode aproveitar o friozinho do gelo para improvisar um ar-condicionado e manter sempre sua casa fresquinha. Porém, lembramos que não é seguro colocar dispositivos elétricos em contato com água, então não insira seu ventilador na caixa.
7.Banhos gelados podem ajudar
Uma prática que pode ajudar a melhorar o calor em casa é tomar aquele banho gelado quando a temperatura estiver alta. Assim, você consegue aliviar os efeitos que o tempo mais quente pode causar e ainda aproveita uma chuveirada muito boa no verão.
Porém, é sempre importante lembrar de ir com calma na hora de entrar no chuveiro. Vá refrescando aos poucos, pois a diferença de temperatura do corpo para a água pode causar incômodo e problemas posteriores. Alivie o calor, mas sempre com consciência.
8. Plantas como reguladores – como melhorar o calor em casa
Por fim, as plantas também podem ajudar a amenizar e regular a temperatura em seus ambientes. Então, você pode utilizar vasos como decoração, para realizar a manutenção de sua casa de forma eficaz e otimizada.
Assim, fica fácil de conseguir manter os cômodos mais fresquinhos, já que as plantas realizam a troca de gases no ambiente. Aproveite para criar também novos conceitos de decoração para sua casa, que além de fresca, ficará muito bonita.
Ainda, se você está em busca de outras dicas incríveis para o dia a dia e melhorias em sua rotina, acesse o portal Dicas do Dia