A expressão “padrão de qualidade” é utilizada para se referir a um sistema que mede a qualidade de produtos e serviços por meio de parâmetros técnicos. Estas medidas são regidas pela ausência de defeitos no produto final. Por isso que hoje, indicaremos como manter o padrão de qualidade de sua franquia.
A partir do início do século XX, o engenheiro mecânico norte-americano Frederick Taylor propôs a padronização de processos nas linhas de produção das grandes corporações. Ao decorrer de mais de um século, houve muitas mudanças no mundo dos negócios.
Mas, a garantia do padrão de qualidade em uma franquia, ainda é uma grande preocupação das franqueadoras.
O que exatamente é padrão de qualidade?
Por meio de análises e parâmetros técnicos, o controle de qualidade é um método para aferir a excelência de um produto ou serviço. A ausência de defeitos no produto final é usada para quantificar essas medidas.
O objetivo final desse sistema é garantir que o usuário final fique satisfeito com a qualidade do produto e com a experiência de compra como um todo. O teste de garantia de qualidade sobe a satisfação do cliente assim como os níveis de felicidade dos funcionários e fornecedores.
Para que serve o padrão de qualidade em uma franqueadora?
O controle de qualidade em uma franquia visa minimizar erros de distribuição para o cliente final. Além disso, dedica-se a preservar a consistência da marca em todos os seus produtos e serviços.
Com uma rede de franquia distribuindo seus produtos por meio de pontos de venda independentes, a empresa-mãe deve ter os sistemas e o pessoal necessários para manter o controle de qualidade.
Uma das considerações mais importantes para empresários neste setor é a necessidade de padronizar sua rede de franquias para que em cada unidade franqueada mantenha a qualidade dos produtos oferecidos na franqueadora.
Assim, o cliente, ao entrar em uma unidade franqueada, saberá exatamente o que irá encontrar, e este é justamente o motivo por estar neste local.
Como manter o padrão de qualidade em sua franquia?
Na sequência, apresentamos alguns elementos necessários para manter o padrão de qualidade em sua franquia.
Padronizar processos operacionais
O alinhamento entre a marca e suas unidades franqueadas é o que o caracteriza o sistema de franquias. Assim, o investimento na padronização é, portanto, sempre apreciado e geralmente frutífero.
A garantia do padrão de qualidade pode melhorar ao delinear e documentar cada passo dado para criar o produto final. Uma forma de atingir esse objetivo é por meio da utilização de manuais de operação, que especificam os passos a serem seguidos durante a operação da unidade para garantir a uniformidade no produto final.
Oferta de treinamentos operacionais
A qualidade da sua rede de franquias depende da preparação de seus franqueados e funcionários. Considere participando dos treinamentos para garantir isso.
Os treinamentos podem focar nas operações que aplicará na unidade franqueada, o que garantirá que todos, franqueados e colaboradores saibam exatamente o que tem que fazer para garantir o mesmo padrão de qualidade da franqueadora.
Com a resultado da adequação dos franqueados aos padrões da rede, além de procedimentos e normas, o controle de qualidade é simples, é aerodinâmico. Assim, os franqueados conseguem replicar melhor o padrão de qualidade, pois todos conhecem e investem na entrega de um produto à altura dos padrões da marca.
Ofereça suporte constante
O sucesso do franqueado, e da rede de franquias como um todo depende de o franqueador fornecer treinamento adequado e suporte contínuo. Essa é uma das reclamações mais comuns dos franqueados.
Para melhor atender os requisitos das franquias, pode ser benéfico ter um analista de controle de qualidade ou assistente de controle de qualidade trabalhando em conjunto com o franqueador.
O controle de qualidade uma organização pode sofrer de estrutura de gestão pobre, e desta forma, com a contratação de um especialista qualificado, o franqueador pode terceirizar a tarefa, aliviar sua carga e dar um melhor suporte aos franqueados.
Realize investimentos em tecnologia para gerenciamento
Realizar investimentos em software de gerenciamento de franquias, é uma alternativa viável aos processos manuais para supervisionar as redes de franquias.
O franqueador pode usar esses sistemas para facilitar a comunicação com os franqueados, disponibilizar manuais em vários formatos de arquivo, anunciar oportunidades de treinamento e empregar ferramentas de garantia de qualidade, como listas de verificação.
Uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua rede é investir em um sistema para automatizar o controle de qualidade. Desta forma, é possível manter o padrão de qualidade em todas as unidades, sem muita preocupação.