Já percebeu que uma das partes negligenciadas da limpeza da casa são as grades de muros e o portão? Na verdade, são locais raros de fazermos aquela boa faxina. De repente, um dia a gente percebe que as grades do portão estão uma imundice só! Por isso, hoje vamos te dar dicas de como limpar grades de portão e deixar como novas! Confira as nossas dicas incríveis!
Veja como limpar grades do portão e deixar como nova
Afinal, como limpar grades de portão e deixar como novas? É sempre necessário colocar esta tarefa na programação de limpeza. Nem precisa ser diária ou semanal, mas pelo menos uma vez a cada 6 meses seria interessante dar uma boa lavada.
Isso porque ele fica muito exposto a toda a poeira das ruas. Fora isso, ele está ali firme no vento, na chuva, no calor. Então, lavar e fazer uma manutenção é muito recomendável para prolongar a vida útil de seu portão. Afinal, todos nós sabemos que o preço não é barato, não é mesmo?
Por que lavar o portão
Além de todas as razões de higiene e estética ao realizar a limpeza, lavar o portão vai te permitir perceber de forma antecipada sinais de desgaste nas grades. Então, quanto mais cedo estes sinais forem descobertos, mais fácil, rápida e barata será a manutenção e correção do desgaste.
Então, vamos te ensinar agora como fazer isso de forma correta, com dicas incríveis para manter o seu portão sempre bem cuidado.
Como lavar as grades de forma correta
Você vai precisar ter em mãos uma esponja, uma mangueira, detergente neutro, lixa (não precisa ser muito grossa) e primer. Aliás, tenha um balde no qual vai colocar água e o detergente (se a água estiver morna, será muito melhor).
Com a esponja, depois de mergulhar no balde, esfregue toda a extensão da grade. Neste caso, a dica é não usar uma esponja muito macia, pois, dependendo do tamanho do seu portão, vai precisar de mais de uma esponja, que se desgastam facilmente.
Enxágue com jatos de água utilizando a mangueira e, se for preciso, repita a operação. Em seguida, retire todo o detergente. Aliás, sempre observe se não está passando alguém na rua neste momento. Afinal, você quer lavar as grades de seu portão e não dar banho nos vizinhos, não é mesmo?
Para evitar problemas deste tipo, recomenda-se que sua mangueira seja maior e que você enxágue de fora para dentro. Assim, correrá menos risco de acidentalmente molhar uma pessoa. Pode parecer óbvio, mas não custa recomendar, certo?
É interessante também secar o portão. Então, com uma toalha velha ou pano de chão seco, passe em todas as grades. Aproveite este momento para verificar como cada uma das grades está, se tem ou não pontos de ferrugem, por exemplo, ou se alguma grade não está firme.
Encontrou ferrugem? Vamos cuidar agora!
A ferrugem não aparece da noite para o dia e nem desgasta a grade ao ponto de estragar de forma instantânea. Por isso, é muito importante cuidar dos pontos de ferrugem que encontrar. Faça isso logo de início! Fica mais fácil a remoção e evita que a grade ou todo o portão sejam danificados.
Se a ferrugem for antiga, saiba que, dependendo da extensão e dano causado, a solução realmente será a troca da grade. É importante falarmos disso, pois grades enferrujadas comprometem a segurança de sua casa, uma vez que são facilmente removidas.
Para retirar a ferrugem, você vai utilizar a lixa e passar nos pontos onde detectou ferrugem.
Depois de lixar todos os pontos com ferrugem, será necessário lavar novamente
Lixou, lavou, secou a grade? Agora, depois de aproximadamente 30 minutos, aplique o primer. O interessante é aplicar duas camadas! Este produto pode ser encontrado em lojas de produtos de construção. Como sempre, leia as instruções no rótulo do produto ou pergunte ao vendedor como realizar a aplicação, caso tenha alguma dúvida.
Uma dica interessante é sempre ter um pouco de tinta própria para grades em casa. Então, se a grade estiver com a tinta muito descascada, você pode refazer a pintura (assim será preciso lixar até retirar a tinta antiga ao máximo).
Nossas dicas foram úteis? Esperamos que as nossas dicas te ajudem a preservar o seu portão! Dessa forma, você poderá cuidar do seu portão, fazendo com que ele dure muito mais tempo. Assim, evitará ter gastos com um novo portão. Então, que tal colocar em prática?