Você sabe lidar com uma contraproposta? Foi pedir demissão, mas recebeu uma resposta um tanto quanto inesperada, e agora não sabe o que fazer? Calma! Antes de tomar uma decisão precipitada, é preciso considerar uma série de fatores importantes.
Neste texto, você verá algumas dicas que poderão servir de suporte na hora de você fazer essa análise. Acompanhe-o até o fim e saiba mais.
Não existe um único roteiro para lidar com uma contraproposta. O que existe é uma análise de prós e contras, baseada no que você mesmo deseja para si. Abaixo exemplificamos um passo a passo que pode ajudar você na hora de fazer essa análise. Continue lendo.
Mantenha sempre claro, na sua mente, os motivos pelos quais você está em busca de um novo emprego.
Afinal, se o pedido de demissão aconteceu, significa que você tem as suas próprias razões, certo? E ainda, é bem possível que essas razões nem estejam relacionadas com o dinheiro, não é?
Pois bem. Por isso, saiba quais são os seus porquês e mantenha isso vivo dentro de você. Dessa forma, se torna mais fácil lidar com uma contraproposta: essa contraproposta está alinhada com as suas metas?
Ao aceitar a contraproposta da empresa, o que você poderá aprender? O que mudará no seu dia a dia de trabalho, de fato? E o quanto isso poderá ser interessante para o seu desenvolvimento profissional e pessoal? Pense sobre isso.
Se a nova possibilidade é realmente benéfica e trará bons ensinamentos, verifique se isso será interessante para o seu caso.
Não foque apenas no salário (a não ser que ele seja fundamental para você, claro), mas lembre-se de também levar em consideração o trabalho em si. Especialmente se ele é benéfico para a sua saúde mental, ou não.
Avaliar esses pontos é fundamental para não fazer uma escolha que possa vir a ser errônea e focada apenas em um fator.
Além dos pontos acima que já citamos, na hora de lidar com uma contraproposta é preciso pensar no quanto isso pode agregar em sua vida profissional. Será que se manter no “mesmo lugar” é interessante para a sua carreira? Ou é mais viável buscar algo novo?
Você trabalha nessa empresa há muitos anos? Se sim, houve outros momentos em que a corporação demonstrou o seu valor e quis mostrar a sua importância? Ou o seu valor só está sendo reconhecido na hora em que o pedido de demissão acontece?
Pense sobre isso. Procure não aceitar ficar em um local que só percebe a sua importância se está prestes a perder você. Isso não é justo.