Saber lidar com um arrependimento não é lá a coisa mais simples de todas. Há quem sinta muita dor (psíquica) quando comete algum erro no trabalho ou na vida pessoal, por exemplo.
Porém, analisar a situação e refletir sobre o assunto pode ajudar na hora de tirar a pressão de “fazer tudo certo sempre”. E para lhe ajudar nessa análise, fizemos este conteúdo. Vamos adiante?
Precisamos compreender que para lidar com um arrependimento é preciso, antes de qualquer coisa, admitir o nosso erro.
Essa etapa costuma ser a mais difícil de todas. Afinal, ninguém se sente confortável admitindo que cometeu uma falha, certo?
Porém, esse ato de “admitir” para si e assumir as suas próprias responsabilidades é fundamental para ressignificar a situação e seguir em frente.
Quando você se abre e diz para si mesmo que determinada situação foi consequência de uma ação sua, você “aceita” o que ocorreu e, em seguida, pode aprender a lidar com um arrependimento.
Veja, em seguida, os outros passos envolvidos com isso:
Depois que você aceita que cometeu um erro, é hora de pensar nas consequências da sua ação.
O que passará a acontecer, ou ocorrerá uma só vez, por conta da sua atitude?
Você terá um desconto no seu salário? Será demitido? Deverá lidar com problemas no trabalho e resolver cada um deles? Pense sobre isso.
Mas, cuidado: nada de inventar cenários de consequências terríveis e irreais. Tente ser racional.
Aprenda a lidar com a sua nova realidade, ou seja, com as consequências. Crie formas de lidar com o que deve ser feito e, se algo depende da sua ação, simplesmente aja e faça.
Não tente criar desculpas para si mesmo. Aceite esse momento de transição pós-erro e siga adiante!
Uma coisa que pode lhe ajudar a lidar com um arrependimento é entender que ninguém é perfeito.
Todo mundo comete falhas e acertos ao longo da vida, faz parte do ser humano. Entender isso é fundamental para não criar uma pressão sobre quem você é.
Analise tudo o que você aprendeu ao longo da sua jornada. Se o erro provoca um arrependimento profundo, tente olhá-lo por outra perspectiva: a da aprendizagem.
O que essa situação tem para lhe ensinar?
Depois que compreender o que pode aprender com o seu erro, é hora de buscar melhorias. Use a situação como um impulso para melhorar as suas ações em determinado âmbito da sua vida.
Por fim, não se esqueça de que não podemos mudar o nosso passado, mas podemos ressignificá-lo.
Não está no nosso controle voltar no tempo e fazer diferente. Por isso, aceite a situação passada e foque no que pode aprender e mudar a partir de hoje.
Assim você poderá começar a lidar com um arrependimento de um modo mais positivo.