Saber lidar com chefes desconfiados não é a coisa mais fácil do mundo. Isso porque podemos nos sentir pressionados e sufocados em algumas situações.
Ao mesmo tempo, não podemos perder a nossa saúde mental por conta das atitudes alheias, concorda? Pensando nisso, fizemos este guia com algumas considerações que podem ajudar você nesse sentido. Acompanhe!
Antes de qualquer coisa, aprenda a exercitar a sua paciência. Isto é, não tente querer lidar com chefes desconfiados sendo uma pessoa arrogante ou mal educada. É preciso respirar fundo para lidar com o comportamento desconfiado do outro.
Lembre-se, ainda, de que os comportamentos alheios falam mais sobre a outra pessoa, do que sobre você. Ou seja, às vezes o chefe é desconfiado porque é inseguro consigo mesmo e acredita que não sabe delegar tarefas e liderar adequadamente.
Portanto, não fique “absorvendo” toda a dor da situação. Mas sim, respire fundo e pense em como lidar com chefes desconfiados com mais tranquilidade e leveza.
Primeiramente, lembre-se de se dedicar ao seu trabalho com seriedade. Cumpra com o que deve ser cumprido, sem procrastinar ou inventar desculpas o tempo todo.
Afinal, se o seu chefe já é desconfiado por natureza, você precisa mostrar que é um bom profissional e que está ali para, verdadeiramente, fazer o seu trabalho, certo? E não para ficar perdendo tempo ou procrastinando.
Portanto, regra número um: esqueça as perguntas do chefe e volte a sua atenção para o que deve ser feito. Responda apenas o necessário, sem criar justificativas ou desculpas, hein?
Se o seu chefe desconfiado costuma questionar muita coisa, volta e meia, como se estivesse fazendo um tipo de “investigação”, tente impor certos limites.
Para isso, não fique abaixando a cabeça diante do seu líder. Afinal, ele não está ali para mandar em você, sem mais sem menos. Mas sim, está ali para lhe auxiliar e direcionar.
Portanto, seja franco quando as perguntas começarem a deixar você incomodado e desconfortável. E tente demonstrar que você entende a preocupação dele, mas que está fazendo o possível para executar o trabalho do melhor modo possível.
Outra maneira de lidar com chefes desconfiados é sendo bem transparente na execução das suas atividades.
Para isso, procure comunicá-lo sobre as etapas de trabalho que você está desenvolvendo, demonstre a sua dedicação em cada etapa, e assim por diante.
Se possível, crie planilhas ou use ferramentas de organização para que você e ele possam acompanhar a evolução de cada projeto.
Expresse, de vez em quando, a importância de delegar funções no ambiente de trabalho.
Afinal, muitas vezes os chefes são desconfiados porque não sabem delegar tarefas, e ainda pensam que devem abraçar o mundo e resolver tudo sozinho. Mas a gente sabe que isso é impossível, não é mesmo?
Então, seja compreensível e procure educar o seu chefe nesse sentido, mostrando a ele a necessidade e os benefícios de delegar. 😉