Conseguir lidar com as incertezas da vida não é fácil. Tem dias que parece que tudo está dando errado, e em outros momentos as coisas podem ser mais leves. Em todos os casos, as incertezas podem atrapalhar a rotina e até trazer alguns malefícios para a saúde mental, caso não saibamos equilibradas e elaborá-las.
Por isso, trouxemos reflexões que podem ajudar você a lidar com as “dores” que as incertezas podem trazer. Acompanhe.
Como lidar com as incertezas?
Não existe uma única forma de lidar com as incertezas. Inclusive, cada pessoa pode vir a ter reações diferentes. O ideal, na verdade, é entender que temos limites e que nem tudo nessa vida é passível de controle.
Assim, tiramos aquele peso de que devemos, simplesmente, conseguir resolver todas as coisas e ter certeza de tudo.
Outras ações semelhantes também podem lhe ajudar nas situações em que as incertezas aparecem:
1. Traga a sua atenção para o que é controlável
Ao invés de ficar o tempo todo tentando lidar com as incertezas, que tal trazer a sua atenção para o que é controlável? Esta pequena ação é capaz de mudar – e muito – a sua perspectiva sobre o que está acontecendo.
Ou seja, ao invés de ficar pensando sobre o que poderia ser ou pode vir a ser, tente pensar nas coisas que já são controláveis e que existe uma parcela de certeza. Assim é possível acalmar a mente e o “coração”, melhorando a forma como você lida com os momentos complexos da vida.
2. Pense em prós e contras de forma racional
Se você quer lidar com as incertezas da vida com base na hora de tomar as suas decisões, lembre-se de sempre fazer uma lista de prós e contras. Analise as situações de uma forma mais racional, impedindo que as suas emoções comandem os seus pensamentos.
Caso perceba que as emoções estão muito intensas e atrapalhando o seu processo, respire fundo e dê uma pausa. Não tome decisões difíceis e incertas com base nas emoções sentidas no momento, pois isso pode fazer com que você se arrependa mais tarde.
3. Aceite que nem tudo sai como o planejado
Simplesmente aceite que a vida é cheia de incertezas. Quanto antes aceitamos que não temos o poder de controlar tudo, melhor nos sentiremos diante de algumas situações.
Afinal, nada pior do que desejar assumir o controle de algo impossível, e se frustrar por nunca conseguir chegar lá, concorda?
Por isso, comece a colocar isso na sua mente: nem tudo está ao nosso alcance. Nem tudo sai como o planejado. Nem tudo acontece como gostaríamos que acontecesse. Faz parte da vida, faz parte do ser humano. E tudo bem!
4. Tenha planos B e C
Cuidado com os planos únicos. É importante que você também trabalhe um plano B e C na hora de desenvolver qualquer coisa na sua vida. Isso impede que você corra o risco de ter problemas com a primeira tentativa e, por conta disso, ser obrigado a desistir de tudo.
Isso porque aprender a lidar com as incertezas é, justamente, preparar-se melhor para elas.