Qualquer empresa enfrenta o desafio constante da inadimplência. Porém, sendo MEI, onde o faturamento é menor, é mais difícil lidar com ela. Por isso que hoje, nós vamos indicar como lidar com a inadimplência sendo MEI.
O MEI é o microempreendedor individual, que trabalha com diferentes pessoas, e, principalmente, precisa evitar ao máximo a inadimplência. Por isso que toda venda realizada deve ser feita de forma correta, para evitar que pessoas com más intenções atuem de forma a dar calote, e deixar de pagar o valor devido.
E é esta a intenção deste artigo: Apontar algumas dicas para que você evite a inadimplência no seu negócio e tenha o faturamento esperado.
Como lidar com a inadimplência sendo MEI?
A inadimplência precisa ser eliminada ou, pelo menos, reduzida ao máximo. Por isso, tenha alguns cuidados para evitá-la em suas atividades diárias:
Tenha várias opções para o cliente fazer o pagamento
Procure oferecer ao seu cliente várias opções de pagamento e busque por opções que sejam mais seguras. Entre as opções que você pode oferecer tem-se:
- Dinheiro;
- Depósito ou transferências como TED ou DOC;
- Pix;
- Boleto de cobrança;
- Cartão de débito ou crédito.
Para gerar boleto de cobrança de maneira mais rápida, é possível utilizar o aplicativo MEI Fácil. Neste caso, o cliente irá receber mensagens lembrando de fazer o pagamento.
Uma das maneiras de pagamento menos seguras é receber cheque, pois é possível que você, quando for fazer o depósito, não consiga receber por falta de saldo na conta bancária.
Trabalhe com descontos especiais para consumidores que são bons pagadores
Uma das opções é oferecer descontos ou brindes para quem realiza o pagamento à vista, pois você não gastará muito e agradará o cliente. O consumidor se sente feliz com o brinde e também recompensado pela forma de pagamento realizada. Incentive o pagamento à vista e evite calotes!
Invista em uma máquina de cartão de débito, crédito e pix
Existem vários bancos e financeiras que oferecem máquinas de débito, crédito e pix com baixo custo de operação e muitas outras vantagens. Mas, a melhor, sempre é evitar o golpes.
Hoje em dia, muitas pessoas já não têm mais dinheiro na carteira, seja pela facilidade de pagamento utilizando os cartões, ou realizando pix. Investir em uma máquina de cartão aumentará o seu faturamento e oferecerá para o cliente inclusive a modalidade de parcelamento da dívida.
Saiba que este parcelamento será feito diretamente para o cliente e, assim, você receberá à vista pelo seu serviço.
Tenha maneiras que auxiliem a realizar as cobranças
Existem algumas maneiras eficientes de garantir o pagamento dos serviços. Entre eles:
- Realizar contratos: se a realização do serviço for mensal, ou através de obra certa ou pacote. Dessa forma, é possível formalizar um contrato, que compromete você em realizar os serviços e os clientes em saber exatamente o que está contratando, além de ter consciência de quanto e quando fazer o pagamento;
- Usar o sistema de “sinal” ou entrada: é um valor estipulado entre você e o cliente a ser pago antecipadamente. Normalmente, o valor percentual gira em torno de 30% e 50%, do valor total acordado.
Faça uma análise do consumidor
O MEI, normalmente, é um prestador de serviço que irá comprar produtos e/ou contratar pessoas para ajudar no serviço. Se você não receber por este trabalho, provavelmente terá prejuízo.
Por isso da importância de saber se é possível “dar crédito” para as pessoas.
Você pode, inclusive, determinar que só realizará serviços com pagamento a prazo para clientes indicados, ou para antigos consumidores.
Em serviços grandes, tenha um contrato e faça a emissão de nota fiscal
O MEI pode emitir nota fiscal para qualquer pessoa física ou jurídica. Por isso, além do contrato firmado, emita uma nota fiscal, que é o documento que comprova a realização do serviço bem como, a compra de material, se for necessário.
Esses documentos possibilitam acionar judicialmente para a cobrança do serviço realizado, se for necessário.
Estas informações são válidas para que você evite a inadimplência em sua empresa MEI e, assim, não fique no prejuízo. Isso porque, você terá que deixar as suas contas em dia todos os meses para ter credibilidade no mercado.
Por fim, coloque em prática as nossas dicas e tenha certeza de que o seu negócio tenha lucratividade. Afinal, ninguém merece trabalhar e não receber pelo serviço feito, não é mesmo?
Agora que você aprendeu tudo sobre como contornar e até evitar a inadimplência sendo MEI, esperamos que essas informações lhe ajudem a trilhar um bom caminho pela frente!
Boa sorte!