Lidar com a falta de vontade de trabalhar não é a coisa mais simples, a gente sabe. Ainda mais quando paramos para pensar que existem muitas questões envolvidas com o desânimo.
Por isso, antes de querer uma fórmula mágica motivadora, lembre-se de que tudo é um processo gradativo. Afinal, é preciso se autoconhecer e buscar dentro de si mesmo os subsídios para lidar melhor com essa situação.
Neste conteúdo, no entanto, vamos apontar alguns desses subsídios que podem lhe ajudar no seu autoconhecimento. Acompanhe-nos para saber mais e boa autoanálise!
Como lidar com a falta de vontade de trabalhar?
Para lidar com a falta de vontade de trabalhar é preciso olhar para dentro de si. Além disso, a sua rotina, o seu plano de carreira e os seus objetivos também são capazes de impactar a sua motivação.
Abaixo escrevemos um pouco mais sobre cada um desses fatores. Veja:
1- Tenha uma rotina baseada em hábitos saudáveis
Antes de qualquer coisa, é fundamental estabelecer uma rotina saudável para a sua vida. Afinal, para lidar com a falta de vontade de trabalhar, você não deve focar apenas no que é feito no horário comercial. Mas sim, como você leva a sua vida fora do ambiente corporativo.
Sendo assim, observe os pontos abaixo:
- Avalie a qualidade do seu sono, pois uma noite mal dormida (ou várias noites ruins) podem resultar em desmotivação.
- Pratique exercícios físicos, pois por meio deles é possível se sentir mais feliz e motivado.
- Alimente-se bem e crie subsídios para o seu corpo se manter saudável e, consequentemente, a sua mente também.
- Mantenha-se hidratado para não se sentir sem energia ao longo do dia.
- Crie uma rotina que considere os seus hobbies e momentos de descanso.
2- Pratique o autoconhecimento e a autoanálise
Em seguida, foque no seu autoconhecimento e na autoanálise. Por meio dessas práticas você poderá:
- Saber quais são as suas qualidades;
- Reconhecer os seus pontos fracos;
- Saber aonde você quer chegar e como pode chegar lá;
- Analisar quais são os seus sonhos e assim colocar os mesmos como objetivos;
- Entender os seus limites; etc.
3- Faça um plano de carreira em cima do seu autoconhecimento
Com base no seu autoconhecimento, crie o seu plano de carreira para períodos de curto, médio e longo prazo. Mas crie um plano qualificado, com detalhes e que seja hábil para você. Nada de criar metas irreais, ok?
4- Comece a agir de acordo com as suas metas e objetivos
Simplesmente aja. Quando quiser lidar com a falta de vontade de trabalhar, foque em agir de forma concisa e focada nos seus objetivos. Mesmo que a falta de vontade apareça, lembre-se de que é preciso agir no hoje para se ter algo no amanhã. Mentalize isso e vá em frente!
5- Sempre revisite as suas metas quando se sentir desmotivado
Quando se sentir desmotivado, revisite a sua lista de metas. Isso tende a dar ainda mais energia para seguir em frente, mesmo em um trabalho que não seja o que você sempre quis.
Afinal, mesmo que o hoje seja ruim, isso não quer dizer que será assim para sempre. Tome uma atitude no agora, visualize as suas metas e cuide da sua saúde mental!