Ler melhor: confira essas dicas!
Todos nós sabemos que possuir uma boa habilidade de leitura é extremamente importante para alcançar um bom desempenho em exames, como o ENEM.
Ler bem é fundamental para aqueles que querem garantir uma vaga em vestibulares ou em concursos. E, felizmente, existem algumas técnicas que podem ajudar aqueles que querem treinar a própria habilidade de leitura.
Assim, o texto de hoje separou cinco dicas para te ajudar a ler melhor. Confira!
Faça anotações ao longo da sua leitura
Para conseguir ler bem, é fundamental que você fique atento aos principais pontos do texto que você está lendo.
Uma técnica eficiente que pode ser utilizada para te ajudar nesse ponto é fazer anotações ao longo da sua leitura. Tenha sempre uma folha ou um caderno ao seu lado durante a leitura e vá anotando as informações mais importantes.
Estimule o hábito
Uma das principais técnicas para treinar a própria habilidade de leitura é estimular o seu hábito de leitor. Tente estabelecer metas de leituras diárias e as inclua na sua rotina de estudos.
Lembre-se que quanto mais você lê mais você desenvolve a sua habilidade de leitura.
Postura e ambiente adequados
Para ler bem, você deve estar em um ambiente adequado. Evite locais com muito barulho e pouca iluminação. Em vez disso, busque locais calmos e bem iluminados.
Ainda, lembre-se de manter uma postura adequada ao longo de toda a leitura. Evite ler deitado. Busque sempre ler com a coluna reta e em uma cadeira confortável.
Pesquise sobre o tema antes da leitura
Para fazer com que a sua leitura seja ainda mais proveitosa, busque pesquisar sobre o tema do livro ou do texto antes da leitura.
Assim, se você vai, por exemplo, ler um livro sobre a Segunda Guerra Mundial, busque se informar sobre o assunto antes de iniciar o seu texto. Com certeza a leitura irá fluir muito mais a partir dessa pesquisa prévia.
Faça perguntas para guiar a sua leitura
Procure fazer algumas perguntas ao longo da sua leitura para guiar a sua interpretação das principais informações do texto.
As perguntas podem ser gerais e variadas. Alguns exemplos:
“Qual o objetivo da narrativa?”
“Qual a principal ideia desse capítulo?”
Você pode responder as perguntas mentalmente ou em um papel.