Como investir em franquia de churrasco? - Notícias Concursos

Como investir em franquia de churrasco?

Veja os primeiros passos

Investir em uma franquia de churrasco é uma atitude que deve ser feita com muito cuidado, pois precisa de 3 ações fundamentais: entender do ramo, possuir muita dedicação e realizar um bom investimento. Por isso que hoje, nós vamos indicar como investir em uma franquia de churrasco, informando os primeiros passos.

Aprenda como investir em franquia de churrasco -- Reprodução Canva
Aprenda como investir em franquia de churrasco — Reprodução Canva

O que é preciso para abrir uma franquia de churrasco?

Inicialmente, é necessário entender o funcionamento do negócio de franquias, onde a franqueadora cede direitos de uso da marca para o franqueado. Assim, você possui o direito de distribuir todos os produtos da franquia de churrasco. 

Na sequência, é preciso entender o seu perfil enquanto empreendedor. Para isso, é preciso saber se você tem personalidade criativa e de liderança, se dispõe de flexibilidade e qual a disponibilidade que tem para a franquia.

Feitas estas avaliações, realize uma pesquisa de mercado e tenha a definição de qual formato de empresa mais se adapta ao seu perfil de empreendedor. A sugestão é que você elabore um  bom Plano de Negócios pois, assim, conseguirá identificar os pontos fortes e fracos para o seu empreendimento.

O Plano de Negócios orientará na tomada de decisões que sejam certeiras para você atingir os seus objetivos e o investimento em franquias se torne um sucesso.

Outra questão a ser pensada com muita atenção, é sobre o investimento que deseja fazer na franquia. Assim, avalie qual o tempo em que ocorrerá o retorno do investimento.

Você necessitará de um valor aproximado de R$ 200 mil para iniciar o investimento, sabendo que o prazo aproximado de retorno é entre 12 e 36 meses.

Primeiros passos para investir em uma franquia de churrasco

Apresentaremos na sequência os primeiros passos para investir em uma franquia de churrasco. Acompanhe:

1º Passo: Faça perspectivas métricas para a sua marca

Avalie o que é importante para gerir a sua marca em termos de métricas. Assim, defina indicadores de qualidade, produtividade e quais as estratégias que irão impactar diretamente na franquia.

Mas, não esqueça: não adianta só definir as métricas, é preciso testar e aprová-las para perceber a sua validade no desenrolar do negócio. Sendo assim, é possível planejar estratégias certeiras aplicando todos os conhecimentos no seu negócio.

 

2º Passo: Realize ações de marketing direcionadas para o seu negócio

Realize estratégias de marketing para a sua franquia e avalie os resultados. Se forem positivos, podem ser aplicados na unidade de maneira mais definitiva. Agora, se forem negativas, revise as campanhas e volte às ações que realmente deram resultado.

O seu foco deve ser nos clientes que são possíveis para fidelizar na franquia de churrasco. Além disso, preocupe-se com a reputação de sua empresa e avalie se sua marca é conhecida no seu ramo de atuação.

3º Passo: Tenha controle sobre a gestão operacional

Este é o momento de saber os custos de produção, entender os seus gastos fixos e variáveis e perceber uma maneira de realizar um controle de estoque efetivo. Estes dados irão compor o histórico da franquia  para apresentar ao franqueado.

Outra questão, neste sentido, é avaliar a possibilidade de oferecer delivery de churrasco e acompanhamentos para, assim, aumentar as vendas.

4º Passo: Realize a avaliação do mercado em relação à sua marca

Para realizar a avaliação do mercado em relação à marca, é possível que você monte um restaurante em uma cidade próxima, mas que possua o perfil de clientes de maneira parecida.

Assim, é possível fazer a avaliação dos riscos, os pontos positivos e negativos, bem como os gargalos que precisam ser resolvidos. Além disso, é possível avaliar o desempenho no movimento do restaurante e perceber as alterações que são necessárias de se realizar.

5º Passo: Faça a automatização dos sistemas de gestão da franquia 

A automatização dos sistemas de gestão da franquia, possibilita que o empreendedor/franqueado tenha mais tempo para se dedicar ao negócio em si e realizar um bom atendimento ao cliente com possibilidade de fidelização. 

Para a franquia, é possível saber:

  • Qual a unidade franqueada que está produzindo mais
  • Qual o faturamento médio da rede
  • Quais os horários de pico das unidades
  • Avaliar os canais de venda que possuem maior faturamento
  • Qual o dia da semana que tem maior movimento
  • Qual o turno que mais vende

Dessa forma, o empreendedor da franquia de churrasco, pode visualizar com maior precisão as suas unidades e os resultados que está alcançando.

Por fim, agora que você já sabe como abrir uma franquia de churrasco e de que forma iniciar esse processo, certamente será mais fácil ter seu próprio negócio! A possibilidade de ter muitos clientes fiéis na área é bem grande, então, comece!

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