Investir em uma franquia de churrasco é uma atitude que deve ser feita com muito cuidado, pois precisa de 3 ações fundamentais: entender do ramo, possuir muita dedicação e realizar um bom investimento. Por isso que hoje, nós vamos indicar como investir em uma franquia de churrasco, informando os primeiros passos.
O que é preciso para abrir uma franquia de churrasco?
Inicialmente, é necessário entender o funcionamento do negócio de franquias, onde a franqueadora cede direitos de uso da marca para o franqueado. Assim, você possui o direito de distribuir todos os produtos da franquia de churrasco.
Na sequência, é preciso entender o seu perfil enquanto empreendedor. Para isso, é preciso saber se você tem personalidade criativa e de liderança, se dispõe de flexibilidade e qual a disponibilidade que tem para a franquia.
Feitas estas avaliações, realize uma pesquisa de mercado e tenha a definição de qual formato de empresa mais se adapta ao seu perfil de empreendedor. A sugestão é que você elabore um bom Plano de Negócios pois, assim, conseguirá identificar os pontos fortes e fracos para o seu empreendimento.
O Plano de Negócios orientará na tomada de decisões que sejam certeiras para você atingir os seus objetivos e o investimento em franquias se torne um sucesso.
Outra questão a ser pensada com muita atenção, é sobre o investimento que deseja fazer na franquia. Assim, avalie qual o tempo em que ocorrerá o retorno do investimento.
Você necessitará de um valor aproximado de R$ 200 mil para iniciar o investimento, sabendo que o prazo aproximado de retorno é entre 12 e 36 meses.
Primeiros passos para investir em uma franquia de churrasco
Apresentaremos na sequência os primeiros passos para investir em uma franquia de churrasco. Acompanhe:
1º Passo: Faça perspectivas métricas para a sua marca
Avalie o que é importante para gerir a sua marca em termos de métricas. Assim, defina indicadores de qualidade, produtividade e quais as estratégias que irão impactar diretamente na franquia.
Mas, não esqueça: não adianta só definir as métricas, é preciso testar e aprová-las para perceber a sua validade no desenrolar do negócio. Sendo assim, é possível planejar estratégias certeiras aplicando todos os conhecimentos no seu negócio.
2º Passo: Realize ações de marketing direcionadas para o seu negócio
Realize estratégias de marketing para a sua franquia e avalie os resultados. Se forem positivos, podem ser aplicados na unidade de maneira mais definitiva. Agora, se forem negativas, revise as campanhas e volte às ações que realmente deram resultado.
O seu foco deve ser nos clientes que são possíveis para fidelizar na franquia de churrasco. Além disso, preocupe-se com a reputação de sua empresa e avalie se sua marca é conhecida no seu ramo de atuação.
3º Passo: Tenha controle sobre a gestão operacional
Este é o momento de saber os custos de produção, entender os seus gastos fixos e variáveis e perceber uma maneira de realizar um controle de estoque efetivo. Estes dados irão compor o histórico da franquia para apresentar ao franqueado.
Outra questão, neste sentido, é avaliar a possibilidade de oferecer delivery de churrasco e acompanhamentos para, assim, aumentar as vendas.
4º Passo: Realize a avaliação do mercado em relação à sua marca
Para realizar a avaliação do mercado em relação à marca, é possível que você monte um restaurante em uma cidade próxima, mas que possua o perfil de clientes de maneira parecida.
Assim, é possível fazer a avaliação dos riscos, os pontos positivos e negativos, bem como os gargalos que precisam ser resolvidos. Além disso, é possível avaliar o desempenho no movimento do restaurante e perceber as alterações que são necessárias de se realizar.
5º Passo: Faça a automatização dos sistemas de gestão da franquia
A automatização dos sistemas de gestão da franquia, possibilita que o empreendedor/franqueado tenha mais tempo para se dedicar ao negócio em si e realizar um bom atendimento ao cliente com possibilidade de fidelização.
Para a franquia, é possível saber:
- Qual a unidade franqueada que está produzindo mais
- Qual o faturamento médio da rede
- Quais os horários de pico das unidades
- Avaliar os canais de venda que possuem maior faturamento
- Qual o dia da semana que tem maior movimento
- Qual o turno que mais vende
Dessa forma, o empreendedor da franquia de churrasco, pode visualizar com maior precisão as suas unidades e os resultados que está alcançando.
Por fim, agora que você já sabe como abrir uma franquia de churrasco e de que forma iniciar esse processo, certamente será mais fácil ter seu próprio negócio! A possibilidade de ter muitos clientes fiéis na área é bem grande, então, comece!