Como ingressar no canil da Polícia Militar? Tire aqui todas as suas dúvidas

Veja mais detalhes

Se você deseja trabalhar no canil da Polícia Militar é preciso entender alguns pontos. Afinal, como faz este recrutamento?

A aprovação se dá por meio de concurso? Veja aqui mais esclarecimentos.

Sobre o canil da Polícia Militar

Antes de mais nada, as informações a seguir serão direcionadas ao grupo da Polícia Militar do estado de São Paulo. Portanto, se você ingressou no concurso precisa se atentar à estas novidades.

Atualmente, o Canil da Polícia Militar do Estado de São Paulo tem aproximadamente 290 animais espalhados por todo o estado, com a maioria deles na capital, onde prestam serviços ao Batalhão de Polícia de Choque (BPChq). Esses cães passam por treinamentos personalizados, levando em consideração suas habilidades específicas, e são designados para diferentes missões, tais como:

  • Detecção de drogas: Alguns cães são treinados para farejar e encontrar drogas ilícitas, auxiliando as autoridades na identificação de substâncias proibidas em operações policiais.
  • Localização de explosivos: Outros cães são especializados em detectar explosivos, tornando-se essenciais para a busca e neutralização de dispositivos explosivos em situações de risco.
  • Busca de pessoas desaparecidas: Alguns cães são treinados para rastrear e localizar pessoas desaparecidas, tornando-se valiosos recursos em operações de busca e resgate.

Esses cães desempenham um papel vital nas operações de segurança e auxiliam a Polícia Militar de São Paulo em diversas tarefas importantes.

Como ingressar no canil da Polícia Militar? Tire aqui todas as suas dúvidas
Como ingressar no canil da Polícia Militar? Tire aqui todas as suas dúvidas. Imagem: Reprodução

Escolha dos cães da Polícia Militar

Você já se perguntou como os cães incríveis do Canil da PM SP são selecionados e treinados?

Primeiro, é importante saber que esses cães não fazem um concurso para entrar na polícia, é claro. Existem três maneiras principais de eles chegarem lá: compra, doação ou nascendo em uma maternidade especial mantida pelo Canil, que usa uma ciência incrível chamada “seleção genética”.

Mas a jornada deles está longe de terminar aí. Durante a fase de adaptação, o Gabinete de Treinamento realiza avaliações minuciosas para entender seus comportamentos, atividades e capacidades de caça, bem como a facilidade com que se adaptam a diferentes ambientes. Todo esse processo pode levar até dois anos!

Somente após esse período de treinamento e avaliação esses cães excepcionais estão prontos para entrar em ação nas operações policiais, onde se tornam verdadeiros heróis de quatro patas.

O cabo José Thiago de Oliveira, do Departamento de Cães Policiais, destaca que por volta do nono mês já é possível identificar as aptidões dos cães, permitindo um treinamento mais direcionado a partir do 12º mês de vida.

Como entrar para o canil da Polícia Militar

É fundamental esclarecer que não existe uma entrada direta na Polícia Militar de São Paulo com atribuição imediata para o Canil.

De acordo com a própria PM SP, é preciso iniciar uma carreira nas forças policiais militares e, após cumprir os requisitos específicos, buscar a transferência interna para o Canil.

Em outras palavras, não é possível simplesmente se juntar ao Canil logo de início; é necessário primeiro fazer parte da polícia e, posteriormente, buscar a oportunidade de trabalhar com esses cães incríveis.

Cães policiais

Kazan, um Pastor Belga-Malinois, é um exemplo notável de cão policial com quatro anos de serviço na Polícia Militar de São Paulo. Sua vida é dedicada ao trabalho árduo, e nos treinamentos, ele se destaca pela sua agilidade impressionante. Possui um faro extremamente apurado e demonstra excelência na execução de tarefas de proteção.

Kazan também se destaca por sua rápida resposta aos comandos de seu dedicado condutor, o sargento Paulo André Barbosa. Juntos, formam uma equipe exemplar que contribui significativamente para a segurança pública em São Paulo.

O Labrador Retriever também se destaca nas atividades da corporação.

Como funciona o canil?

 

Para garantir a saúde e a felicidade dos cães policiais, o Canil da Polícia Militar conta com uma equipe de sete veterinários e 18 assistentes veterinários.

Eles cuidam dos cães, fazendo:

  • check-ups regulares, tratamentos preventivos e cuidando deles em situações de emergência.

Essa equipe de apoio não só cuida dos cães na capital, mas também viaja periodicamente para os outros 28 canis da PM em todo o Estado para garantir que todos estejam bem e saudáveis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.