Acompanhar as tendências do mercado, as preferências do consumidor e as ameaças competitivas é parte integrante da administração de um negócio moderno. Isso a mantém pronta para seguir em frente ou se adaptar às demandas em constante mudança do universo. Desse modo, este artigo pretende demonstrar como reconhecer as tendências do mercado e manter uma vantagem competitiva. Então, continue lendo.
Qual é a definição de tendência de mercado?
Identificar tendências de mercado requer primeiro, entender o conceito de tendência dentro de uma lógica orientada para o mercado.
Pois, quando falamos sobre tendências nesse cenário, estamos falando de mudanças que estão acontecendo agora ou com grande probabilidade de acontecer em breve e afetarão as relações comerciais, sejam essas relações contidas em um único setor ou abrangendo todo o mercado.
Desse modo, o desenvolvimento tecnológico acelerado produziu novas tendências cada vez mais rápidas, de modo que aqueles que não estão atentos são rapidamente abandonados.
Além disso, há uma série de eventos que podem desencadear novas tendências de mercado, incluindo:
- tecnologias;
- desenvolvimento de novos dispositivos digitais;
- proliferação de canais de comunicação;
- evolução de produtos e serviços;
- surgimento de novos valores sociais;
- expansão do ativismo social em questões prementes;
- nichos de mercado;
- mudanças no comportamento do consumidor e muitos outros fatores.
Mas como reconhecer as tendências do mercado para melhor capitalizar as oportunidades que elas apresentam?
Como identificar as tendências no mercado e usar a seu favor
As tendências permitirão que você entre em mercados antes incontestados, e é por isso, que todos se esforçam para estar na vanguarda da inovação.
Obviamente, essa não é uma tarefa simples e não existe uma receita pronta para isso. Mas, se você quer saber como reconhecer as tendências do mercado e superar seus concorrentes, confira as orientações a seguir.
É uma tarefa simples, e não existe uma receita pronta para isso. No entanto, se você quer saber como reconhecer as tendências do mercado e superar seus rivais, confira as orientações a seguir:
Solicite comentários de seus clientes
Os clientes são um grupo de pessoas que já estão familiarizadas com o seu produto e tomaram a decisão de comprar de você. Aliás, muitas pessoas falam sobre as últimas tendências do mercado simplesmente contando a experiência deles com sua marca, mas podem deixar algumas pistas úteis.
Os comentários podem ser encontrados no feedback do cliente na forma de reclamações, sugestões e experiências compartilhadas pelos clientes. Isto é, o que os consumidores “sentem que está faltando” em um produto pode em breve se tornar uma oferta mainstream.
Considere a pesquisa de mercado
Uma coisa que sem dúvida vai te ajudar a encontrar exemplos de tendências de mercado é investir em alguma pesquisa de mercado, seja contratando uma empresa para saber mais sobre um público específico. Ou até mesmo, acompanhando as pesquisas que estão sendo feitas por outras instituições conceituadas.
Para isso, procure quaisquer padrões emergentes, mantendo um olhar crítico sobre os dados.
Siga influenciadores digitais e páginas correspondentes ao seu setor
Mais e mais pessoas estão grudadas em seus smartphones e plataformas de mídia social por horas a fio. Aliás, você não encontrará ninguém que não segue pelo menos algumas pessoas que admira nas redes sociais.
Siga um pequeno número dos chamados “influenciadores digitais”, que estão mostrando o que está na moda. Para isso, liste uma determinada categoria de produto como parceira para que os consumidores comecem imediatamente a investigar essa categoria.
Diferencie modismos de tendências reais
Os donos de consumo transitório de moda tornam o erro de investir rápido demais em uma tendência que pode não durar. Assim, é possível que você pegue a onda dessas “tendências” para ganhar muito dinheiro em um curto espaço de tempo, mas você deve ter cuidado com quanto dinheiro você coloca nisso.
Tenha uma análise competitiva e fique de olho nas tendências de mercado
Não pense que você é o único tentando descobrir como identificar as tendências do mercado. Desse modo, você deve saber que seus concorrentes estão fazendo a mesma coisa.
A tendência que não pode ser ignorada é a crescente prevalência do uso da tecnologia nas corporações. Além de introduzem um novo método de interação entre você, seus clientes e seus serviços, mas também ajudam a identificar padrões emergentes de comportamento.
Por isso, recomendamos que você se informe sobre sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente para equipes de vendas e aplicativos de atendimento ao cliente.
Identificar as reais tendências no mercado é de extrema importância, pois são duradouras e determinam o sucesso do seu negócio. Então, se utilizar somente de produtos que são temporários, os “modismos” que chamamos, deve configurar somente para ganhar dinheiro a curto prazo.
Pois, as tendências de mercado podem fazer com que o seu negócio cresça de forma espontânea, fortalecendo a sua marca.