Estar com o nome sujo infelizmente é um dos problemas mais comuns dos brasileiros nos dias de hoje. Várias pessoas têm dúvidas se o cadastro do CPF dela já consta como inadimplente, situação em que um devedor está com prestação de contas em atraso.
Outro ponto importante é saber como consultar se o CPF está sujo. Outras perguntas são feitas, como se após os 5 anos a dívida some ou o que acontece se eu ficar com dívidas em aberto. De modo que, antes de ficar com o nome sujo, o consumidor geralmente recebe uma carta de uma loja ou banco.
As organizações financeiras tratam de enviar uma carta ao consumidor, alertando que caso a dívida não seja regularizada, o seu nome vai entrar na lista de inadimplentes, geralmente dentro do prazo de dez dias.
Se está em dúvida sobre a sua situação, é possível fazer uma pesquisa rápida para conferir se o seu CPF se encontra negativado ou não. De antemão, será preciso consultar ao menos os três principais órgãos para o consulta de crédito atualmente, que são o SCPC, Serasa e o SPC Brasil.
Consulta das dívidas que resultaram no nome sujo
A consulta das dívidas inscritas no Serasa podem ser feitas de forma gratuita e das seguintes formas: acessando diretamente o site da Serasa, aplicativo (disponível tanto para iOS como Android) ou mesmo através de uma ligação sem custos para 0800 591 1222.
Caso esteja realizando o primeiro acesso no sistema pelo site ou aplicativo, será necessário informar os dados pessoais e a criação de uma senha. Após isso, vai ser liberado o acesso para consultar todos os produtos disponíveis no site da Serasa.
Como consultar as dívidas no SPC Brasil e demais mecanismos
A consulta das dívidas inscritas no SPC Brasil é gratuita e pode ser feita através do site do SPC Brasil, aplicativo para os sistemas iOS e Android ou se dirigindo pessoalmente para algum dos postos de atendimento, precisando apresentar a identidade e um comprovante de residência. O processo é rápido, normalmente feito por algum atendente.
Definitivamente, não é uma boa opção ficar muito tempo com o nome sujo, ainda mais se envolver algum bem em seu nome, como um carro ou casa que poderá ser bloqueado posteriormente pela Justiça. Claro que existem algumas exceções, como bloquear o único imóvel da família, que é algo que ainda não acontece.
Mas também existem outros meios em que a Justiça possa atuar para que possa bloquear judicialmente os seus débitos, com exceção do salário e dinheiro em conta poupança, ambos não podem ser penhorados.
A situação é um pouco confusa e mesmo para quem já não está mais com o nome sujo, é possível que você tenha uma proposta de crédito negada, pois a marca do nome negativado fica para sempre em seu histórico. Essa é uma pontuação que é passada para as empresas e assim elas obtêm uma classificação