Para você, conseguir guardar mais dinheiro parece um grande desafio? Sabemos que nem sempre é fácil, especialmente em tempos de crise nos quais precisamos desembolsar muito mais para garantir o básico dentro de casa.
Ainda assim, em alguns casos, podemos pensar em alternativas que podem começar a contribuir com a nossa organização financeira. Para te ajudar nesse sentido, nos inspiramos em dicas que foram dadas pelo próprio Serasa para todos aqueles que desejam poupar mais ao longo do mês. Acompanhe!
Como guardar mais dinheiro?
Apesar de não existir um passo a passo infalível de como guardar mais dinheiro ao longo do mês, alguns hábitos podem começar a nos ajudar nesse tipo de missão. A seguir, descrevemos alguns deles para que você possa tirar as suas dúvidas:
1. Crie o hábito de monitorar de verdade os seus gastos
Muitas pessoas dizem que têm o hábito de monitorar os gastos, mas, na realidade, acabam se esquecendo de fazer o monitoramento de coisas pequenas, como uma água que compra ao sair de casa, ou um docinho que consome no fim do dia.
Obviamente, um caso desse, isolado, não fará grandes mudanças em nossas vidas. Porém, quando avaliamos todos os micro gastos que vamos tendo dia após dia, percebemos que eles podem se transformar em um grande montante mais tarde. Portanto, comece a anotar, de verdade, tudo o que é gasto no dia a dia, a fim de se policiar melhor.
2. Separe um ou mais dias da semana para não gastar com nada
Quantas vezes por semana você acaba gastando dinheiro com alguma coisa? Pense sobre isso. E nem estamos falando de pagar contas fixas, mas, sim, de gastos “a mais” que vamos tendo.
Com isso em mente, considere reservar um ou mais dias da semana para chamá-los de “dia zero”. Nesses dias, você pode se comprometer de não gastar dinheiro com nada, nem mesmo com coisas de “centavos”.
3. Seja adepto à lista de compras
Ao invés de sempre ir no mercado e se aventurar com as compras, que tal ter uma lista pré-definida e segui-la mais à risca? Isso ajuda a evitar compras muito impulsivas na hora de manter tudo em dia.
4. Entenda quais são os maiores “ralos” de dinheiro
Avalie, nos seus gastos, o que mais tem consumido o seu dinheiro todos os meses. É a conta de energia? O cartão de crédito com pedidos no iFood? Ou o quê?
Avaliar esse tipo de indicador pode te ajudar a perceber em quais situações você mais gasta o seu dinheiro para, a partir disso, se policiar melhor e poupar um pouco mais em circunstâncias nas quais o gasto é meramente desnecessário.
Desse modo, aos poucos é possível guardar mais dinheiro ao poupar com aqueles custos supérfluos que, de pouco em pouco, transformamos em grandes compras. Afinal, um docinho, hoje, pode parecer pouco. Agora imagine comprar um por refeição, todos os dias, ao longo de meses e anos? Pois é! Esperamos que essas dicas possam te ajudar de alguma forma.