Como qualquer outra relação, em algum momento você deverá gerir conflitos entre franqueador e franqueado, sempre usando o bom senso e o respeito. Por isso que hoje, nós vamos apontar como lidar com essas situações. Acompanhe a seguir.
Como gerir conflitos entre franqueador e franqueado?
Não existe uma fórmula mágica para que não existam problemas. Mas, em primeiro lugar, é preciso identificar os motivos geradores de conflito para depois, criar alternativas para gerenciá-los da melhor forma possível.
Entre os principais motivos geradores de conflitos podemos citar alguns. Confira.
Falhas de comunicação
Qualquer relação fica fragilizada quando surgem falhas de comunicação entre as partes, o que ocorre frequentemente nas franquias. O contato estabelece o alinhamento de ideias, normas e padrões que devem ser cumpridas de ambas as partes.
Assim, como alternativa de solução para este tipo de situação, procure manter o diálogo aberto e franco em todos os momentos. Como resultado, nenhuma das partes se sentirá lesada em suas atribuições.
Inexistência de treinamentos
Os treinamentos em uma franquia são essenciais para que os processos sejam replicados na unidade em questão. Caso eles não existam ou sejam deficitários, o franqueado se sentirá despreparado e assim, poderão surgir muitos erros no processo produtivo.
Uma alternativa possível para gerir este conflito, é ter uma conversa com a franqueadora, expondo os problemas existentes e sugerir que se tenha uma forma mais clara de preparar os gestores das unidades.
Outra opção para solucionar esta questão, é o franqueado ir até a unidade piloto e acompanhar na prática os processos realizados.
Expectativas que não correspondem à realidade
Quando a expectativa não corresponde ao que se observa no dia a dia, é normal que cause decepção. Portanto, é preciso não somente focar nas vantagens das franquias como sendo certeza de sucesso.
Para lidar com este conflito, é preciso que o franqueado tenha claro que os resultados se tornam positivos a partir do momento em que ele também se compromete com a franquia.
Afinal, uma boa marca, por si só, não faz sucesso. Cabe também ao franqueador apontar também os riscos do negócio e não somente focar nas vantagens.
Pouca oferta de suporte pela franqueadora
Note que a franqueadora deve oferecer suporte para os gestores. Mas também precisa seguir com suas próprias ideias e atitudes. É normal que a franqueadora se afaste aos poucos e deixe que o franqueado siga com suas próprias pernas.
Neste momento, é possível que ele se sinta abandonado, mas, nesse caso, o diálogo entre ambos é fundamental, onde o fraqueado afirme que necessita de um maior acompanhamento.
Problemas com qualidade e entrega dos produtos
Se houver atrasos na entrega dos produtos ou a falta deles, normalmente isso trará problemas entre franqueado e franqueador.
Nessa situação, é preciso que o franqueador realize estudos e perceba quais são as unidades que apresentam este tipo de problema e busque, então, alternativas para solucionar. É bem provável que ele estabeleça outras parcerias com fornecedores diferentes ou outros transportadores que possam mitigar as falhas no abastecimento. A questão é de logística e pode ser facilmente resolvida.
Falta de incentivo e reconhecimento por parte da franqueadora
Quem não gosta de um reconhecimento nas atividades que está realizando? O franqueado, como qualquer pessoa, gosta de receber incentivos em seu trabalho, afinal, a marca que ele representa deve estabelecer novas relações.
Se o franqueado estiver motivado, é mais fácil que a unidade tenha sucesso.
Assim, cabe aos franqueadores estabelecer programas de reconhecimento para ter maior sucesso com a sua rede.
É possível evitar os conflitos entre franqueados e franqueadores?
Muitos conflitos podem ser evitados se houver diálogo, respeito e confiança.
Por outro lado, o franqueado precisa ter segurança de que suas operações estão no caminho certo para o sucesso. Afinal, é o seu tempo e dinheiro que estão em jogo.
Se houver uma boa relação entre ambos, é possível mitigar problemas diversos e as cobranças de ambos os lados podem ter solução de maneira pacífica. Conflito nunca é algo bom, sabemos disso, mas ter o máximo de cautela e informação é sempre fundamental para poder iniciar a resolução de problemas assim.
Com essas ideias em mãos, busque sempre o bom relacionamento, seja em qual área você esteja. Assim, você garante uma empresa atuante com serviços de excelência e unidades dentro dos padrões exigidos.
O artigo de hoje busca tranquilizar essa questão dos conflitos que, uma hora ou outra, irão acontecer, mas não pense que isso é o mesmo que uma briga, por exemplo. Divergências são comuns e as dicas apresentadas são uma boa forma de apaziguar a situação.