A auditoria interna tem como função detectar falhas e erros nos processos da empresa. Além disso, é utilizada para receber qualquer uma das rubricas da ISSO. Por isso que hoje, nós falaremos sobre como funciona uma auditoria interna e para que serve.
Realizar uma auditoria interna, significa executar uma busca em todos os processos gerenciais, de forma a identificar problemas existentes. E assim, apresentar soluções para resolver. Como é um fato que ocorre dentro da empresa, é possível constatar in loco, os problemas e direcionar ações efetivas para solucioná-los.
Normalmente a auditoria interna é realizada quando a empresa cogita aumentar a qualidade dos produtos, com a intenção de se tornar um diferencial diante da concorrência.
A auditoria interna é realizada por um ou mais colaboradores indicados pela diretoria, para determinar as rotinas, bem como indicar outros funcionários que podem contribuir com o trabalho a ser feito. Normalmente a escolha ocorre considerando a sua qualificação profissional.
É um trabalho simples, mas minucioso. Então, são detectadas as necessidades de melhorias, além de determinar as responsabilidades pelas falhas, erros ou desvios que podem estar ocorrendo.
Após a identificação das falhas e dos pontos que necessitam ser melhorados, o auditor precisa direcionar ações que possam ser eficazes para corrigir de maneira efetiva. À empresa, cabe a responsabilidade de oferecer meios para que as soluções apresentadas sejam efetivadas.
Normalmente, a auditoria tem como principais objetivos:
Realizar uma auditoria interna soa como um alerta afirmando que realmente existem problemas e precisam ser identificados. Normalmente, é um procedimento que não é bem visto pelos colaboradores. Pois, a impressão que passa, é que eles estão fazendo algo errado.
E não é essa a função da auditoria. Na verdade, uma das funções é encontrar possíveis falhas que precisam passar por correção. No entanto, os colaboradores não precisam se preocupar, pois, o máximo que poderá ocorrer, é que serão feitas alterações na forma de efetuar as atividades no cotidiano da empresa.
Sendo assim, servirá para que a empresa cresça com maior tranquilidade. Assim, corrige para melhorar e em consequência, cresce no mercado.
Logo, quando ocorrer a identificação dos colaboradores para realizar a auditoria interna, realizarão um profundo estudo dentro da empresa, investigando e apurando as responsabilidades.
É o primeiro passo para resolver os possíveis problemas existentes no ambiente corporativo, considerando os principais objetivos a que estão sujeitos:
Muitas vezes, os problemas não são identificados pelas pessoas próximas a ele. Principalmente, pelo fato de considerar aquela ação como sendo natural no processo.
Em muitas situações, para não ocorrer a acusação de ser responsável pela falha, normalmente, os colaboradores ou setores “fazem de conta” que o problema não existe. Assim, a partir da visão do auditor que deve ser isento de qualquer avaliação, os problemas são detectados e solucionados.
Esta função do auditor precisa de um aprimoramento do olhar. Desse modo, os focos dos problemas serão detectados. Portanto, é muito mais fácil para apontar as soluções para resolver de maneira definitiva estes pontos problemáticos.
Os processos feitos na empresa precisam ser determinados e organizados de maneira que evitem gargalos de produção, e assim, necessitem de correções. Normalmente, a falta de uma organização e controle dos processos, leva a ocorrer fraudes e desvios de conduta.
Assim, pessoas que podem fraudar ou ter ações de desvio de conduta ao saber que haverá auditoria, repensarão as suas atitudes antes de cometer ações irregulares.
A pessoa ter ética e transparência é fundamental para realizar o processo de auditoria. Pois, este processo tem a intenção de buscar os problemas que estão “debaixo do tapete” e resolver da melhor forma possível. Ainda mais, aqueles que se relacionam diretamente com a reputação da empresa.
Ou seja, é o recado para que todos os envolvidos com a empresa, seja de maneira interna ou externa, saibam que naquele espaço, não haverá tolerância para processos e produtos que não tenham a qualidade necessária.
A auditoria interna, se volta para todos os setores da empresa, principalmente para aqueles que podem gerar prejuízos financeiros e de reputação.