Você se lembra como era sentar em uma sala de aula? Fileiras de carteiras e cadeiras estavam voltadas para o professor na frente da sala. Seu trabalho como aluno era ficar quieto, ouvir o professor e fazer o que ele mandava. Este é um exemplo de aprendizagem centrada no professor, geralmente envolvendo crianças, chamada pedagogia.
Aprendizagem de adultos
Os alunos adultos têm uma abordagem diferente para a aprendizagem. Quando você atinge a idade adulta, provavelmente é responsável por seu próprio sucesso e é perfeitamente capaz de tomar suas próprias decisões assim que tiver as informações de que precisa.
Os adultos aprendem melhor quando a aprendizagem é focada em alunos adultos, não no professor. Isso é chamado de andragogia , o processo de ajudar os adultos a aprender.
As diferenças para a aprendizagem infantojuvenil
De acordo com especialistas em educação, os adultos aprendem melhor quando, por exemplo:
- Eles entendem por que algo é importante saber ou fazer.
- Eles têm a liberdade de aprender à sua maneira.
- A aprendizagem é experiencial
- É a hora certa para eles aprenderem.
- O processo é positivo e encorajador
Educação continuada
A educação continuada, a saber, é um termo amplo. No sentido mais geral, a saber, sempre que você retorna a uma sala de aula de qualquer tipo para aprender algo novo, está continuando sua educação.
Como você pode imaginar, isso abrange tudo, desde pós-graduação até ouvir podcasts de desenvolvimento pessoal, por exemplo.
O aprendizado contínuo, não importa quantos anos você tenha, tem benefícios claros, desde encontrar e manter o emprego dos seus sonhos até permanecer totalmente engajado na vida em seus anos posteriores. Nunca é tarde demais.
Você deve voltar para a escola?
Então, o que você deseja aprender ou alcançar? Você tem pretendido voltar para a escola para terminar o ensino fundamental ou médio? Seu diploma de bacharel? Sua formação profissional está desatualizada? Você sente vontade de crescer pessoalmente, aprender um novo hobby ou avançar na sua empresa?
Tendo em mente como a aprendizagem de adultos difere da sua educação infantil, pergunte a si mesmo, por exemplo:
- Por que estou pensando na escola ultimamente?
- O que exatamente eu quero alcançar?
- Consigo conciliar com outros afazeres?
- Posso não fazer isso?
- Este é o momento certo da minha vida?
- Tenho disciplina e liberdade agora para estudar?
- Posso encontrar a escola certa, aquela que me ajudará a aprender da maneira que aprendo melhor?
- De quanto incentivo vou precisar e posso obtê-lo?
É muito em que pensar, mas lembre-se, se você realmente quer algo, provavelmente é capaz de fazer acontecer. E há muitas pessoas disponíveis para ajudá-lo.
E então, gostou das dicas?
Temos um outro post que fala sobre isso: 5 conselhos para adultos que querem retomar os estudos