Os cactos são ótimas plantas para se ter em casa, pois exige poucos cuidados. A planta ainda é capaz de transformar o ambiente e torná-lo ainda mais agradável. Além disso, a planta está super em alta. Então, fazer suas mudas pode ajudar a propagar mais plantas para enfeitar sua casa, além de te ajudar também a ter aquela renda extra de forma fácil, já que muitos adoram comprar cactos. Por isso, veja nesse artigo como fazer mudas de cacto de forma simples e rápida com nossas dicas incríveis.
Saiba mais sobre os cactos
Afinal, como fazer mudas de cacto? Existem vários tipos de cacto e cada um possui uma forma diferente de ser propagado. Então, nesse artigo separamos as principais formas de como fazer mudas de cacto e os principais tipos de cactos também.
Quando tratar dessas plantas, o ideal é esperar que elas tenham seu período de cicatrização antes de serem cultivadas, logo após sua transplantação.
Cuidados iniciais
Antes de começar, tome cuidado com os espinhos. Afinal, algumas espécies de cactos possuem espinhos e podem acabar machucando. Então, utilize luvas para manusear e evitar, assim, acidentes com a planta.
Já com relação aos equipamentos, use aqueles que estejam bem limpos e afiados, para que a planta se propague de forma melhor e saudável. Assim, você evitará matar a planta que você irá manusear.
Sempre após feita a poda do cacto principal para a propagação de mudas, use receitas para que o cacto possa se cicatrizar de forma rápida e eficiente. Então, a canela é um ótimo ingrediente para que o cacto seja cicatrizado da melhor maneira possível.
Como retirar muda de um cacto glóbulos
Os cactos glóbulos possuem um corpo esférico e alguns “cactos bebês” em sua composição. Eles são alguns cactos pequenos que ficam em seu meio. Dessa forma, a propagação é feita através destes cactos bebês. Então, para fazer as novas mudas, basta separar os cactos bebês do principal, tomando cuidado para que o principal não seja ferido ou prejudicado.
Após separar, não há segredo. Basta plantar em um vaso com um bom substrato e drenagem, para que o cacto vá se desenvolvendo aos poucos sem grandes dificuldades.
Como retirar muda de um cacto segmentado
Para os cactos segmentados, que possuem gomos independentes, os brotos são feitos a partir deles. Então, faça os brotos a partir dos segmentos da mesma forma como feito com o cacto anterior.
Como retirar muda de um cacto em torre
A formação desse cacto é feita em forma de colunas e também possui segmentos. Para a propagação das mudas, basta replantar esses segmentos da mesma forma como feito nos outros cactos.
Quais cuidados ter com os cactos
Procure sempre deixar os cactos em locais onde bata bastante sol, pois eles precisam desse recurso para poderem se propagar de forma saudável. Por isso, manter os cactos perto de janelas é a melhor opção para o cultivo.
Rega
As regras também devem ter bastante atenção. A planta não precisa de muita rega, então, uma vez por semana já é o suficiente para que ela possa se propagar. Caso você regue a planta mais vezes, provavelmente ela irá morrer, pois não está acostumada com esse tipo de cultivo. Já durante o inverno, a rega pode ser feita até mesmo a cada 15 dias sem problemas.
Solo
O ideal é regar a planta apenas quando o solo estiver seco. Para ter certeza, coloque o dedo no solo para verificar e, caso esteja seco, você poderá regar. Já com relação à quantidade de água, deve ser pouca, isso porque regar em grandes quantidades pode fazer com que o cacto não se propague.
O que colocar na terra
Evite colocar nos cactos aqueles pedriscos brancos, pois eles podem influenciar negativamente em sua formação. O ideal é deixar a terra apenas com cascas de árvores, que são ótimas para o seu desenvolvimento.
Crescimento lento
Os cactos crescem de forma demorada e lenta, então, ter paciência é essencial ao propagar as mudinhas, já que elas demoram para crescer e se desenvolver. Então, fazer o cultivo de cactos é realmente uma questão de muita paciência, além de ser um ótimo hobby para passar o tempo.
Algumas espécies de cactos podem florescer ou, até mesmo, dar frutos. Para isso, tudo dependerá do tipo de cacto a ser cultivado. Então, pesquise qual o seu tipo e veja se ele também dará frutos ou se irá florescer.
Agora que você já sabe como fazer mudas de cacto, já pode começar hoje mesmo seu cultivo! Assim, tenha essas lindas plantas decorando sua casa!